17 de mar 2025
François Bayrou acredita que a negociação sobre tarifas de bebidas ainda não fracassou
A União Europeia impôs tarifas sobre produtos americanos, como bourbon e motos. Donald Trump ameaçou aumentar tarifas sobre bebidas europeias para 200%. O Primeiro ministro francês busca negociar rapidamente para evitar escalada. A situação pode causar inflação nos EUA, afetando preços internos. A UE e os EUA enfrentam um conflito comercial que pode se intensificar.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
François Bayrou acredita que a negociação sobre tarifas de bebidas ainda não fracassou
Ouvir a notícia
François Bayrou acredita que a negociação sobre tarifas de bebidas ainda não fracassou - François Bayrou acredita que a negociação sobre tarifas de bebidas ainda não fracassou
A União Europeia (UE) anunciou na quarta-feira a imposição de direitos de douane sobre diversos produtos americanos, como bourbon, motos e barcos, em resposta às surtaxas de 25% dos Estados Unidos sobre aço e alumínio, que entraram em vigor no mesmo dia. Em reação, o ex-presidente Donald Trump declarou que poderia aumentar os impostos sobre bebidas alcoólicas europeias para 200% se Bruxelas não desistisse da ideia de taxar o bourbon em 50%.
François Bayrou, em entrevista à rádio France Inter, reconheceu que houve "maladresses" na escolha do bourbon como alvo comercial, mencionando que a lista utilizada pela Comissão Europeia não foi revisada adequadamente. O ministro da Economia, Eric Lombard, também expressou que a Comissão deveria ter evitado incluir bebidas na lista de produtos afetados.
O Primeiro-ministro francês destacou que há um prazo de quinze dias para buscar um entendimento com os Estados Unidos. Ele mencionou que as negociações com a China, que impôs tarifas significativas sobre brandies europeus, estão em andamento desde outubro. Bayrou enfatizou que ainda há espaço para negociação, apesar das ameaças de Trump.
Lombard alertou que, caso as negociações falhem, outras medidas de retaliação poderão ser consideradas, embora isso não seja desejável. Ele também criticou as ações de Trump, afirmando que as tarifas criam inflação nos Estados Unidos, elevando os preços para os consumidores americanos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.