11 de abr 2025
Empresas dos EUA e Sudeste Asiático aceleram remessas antes de tarifas fixas de 10%
Empresas dos EUA e do Sudeste Asiático aceleram remessas comerciais após anúncio de tarifas fixas em 10% por 90 dias, exceto para a China.
Contêineres empilhados em navio, no porto de Savannah, na Geórgia (EUA) (Foto: Stephen B. Morton/AP)
Ouvir a notícia:
Empresas dos EUA e Sudeste Asiático aceleram remessas antes de tarifas fixas de 10%
Ouvir a notícia
Empresas dos EUA e Sudeste Asiático aceleram remessas antes de tarifas fixas de 10% - Empresas dos EUA e Sudeste Asiático aceleram remessas antes de tarifas fixas de 10%
Empresas dos Estados Unidos e do Sudeste Asiático estão acelerando o envio de remessas comerciais devido à interrupção das tarifas recíprocas, que foi anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira, dia 9. Essa suspensão terá duração de noventa dias e fixa as tarifas em 10%, exceto para a China. A expectativa é que essa medida gere um aumento na demanda por produtos, especialmente entre os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Com a urgência para atender a essa janela de oportunidades, algumas indústrias da ASEAN preveem um crescimento nas exportações. No entanto, as transportadoras estão alertando para um possível aumento nos preços de frete de contêineres. Executivos e analistas destacam que essa atividade intensa pode ser temporária, com uma desaceleração esperada após o término do período de noventa dias ou em decorrência da incerteza política nos EUA.
Os países do Sudeste Asiático enfrentam tarifas elevadas impostas por Trump, o que motiva a pressa nas exportações. Do lado americano, as empresas estão ansiosas para receber mercadorias, especialmente considerando que as importações já estavam em alta desde o verão anterior, devido a greves em portos da Costa Leste e do Golfo. A expectativa em relação à política tarifária após as eleições presidenciais de novembro também contribui para o aumento dos volumes de carga.
Entretanto, as transportadoras notam uma recente diminuição nos pedidos transpacíficos, refletindo a imprevisibilidade do cenário comercial. A situação atual, marcada por tensões comerciais e incertezas políticas, continua a impactar as operações logísticas e as expectativas de mercado entre os envolvidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.