11 de abr 2025
Roberto Campos Neto elogia ajustes na Argentina e defende neutralidade do Brasil em relação aos EUA
Roberto Campos Neto elogia ajustes econômicos na Argentina e defende neutralidade do Brasil nas tensões entre EUA e China. Ele sugere revisão de gastos sociais para fortalecer a política fiscal.
O ex-presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto (Foto: Wilton Júnior/Estadão)
Ouvir a notícia:
Roberto Campos Neto elogia ajustes na Argentina e defende neutralidade do Brasil em relação aos EUA
Ouvir a notícia
Roberto Campos Neto elogia ajustes na Argentina e defende neutralidade do Brasil em relação aos EUA - Roberto Campos Neto elogia ajustes na Argentina e defende neutralidade do Brasil em relação aos EUA
Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central do Brasil, elogiou os ajustes econômicos implementados por Javier Milei na Argentina durante evento da Fami Capital em São Paulo, no dia 11 de abril de 2025. Ele destacou a importância de o Brasil manter uma postura neutra nas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.
Campos Neto afirmou que o Brasil está “bem posicionado” em relação à política tarifária dos EUA e que não deve se envolver nas disputas comerciais. “O Brasil não é o foco do problema que os Estados Unidos enxergam”, disse, ressaltando que o país deve buscar negociações e evitar conflitos.
O ex-presidente do BC também alertou sobre as possíveis consequências da guerra comercial, mencionando uma possível “invasão” de produtos chineses no Brasil, o que poderia gerar pressão desinflacionária. Ele enfatizou que é necessário avaliar o impacto desse movimento na indústria nacional.
Além disso, Campos Neto defendeu um “choque positivo” na política fiscal brasileira, sugerindo a revisão de gastos sociais e a digitalização da máquina pública para aumentar a eficiência. Ele observou que a inflação global pós-pandemia está mais relacionada ao aumento da demanda do que a problemas de oferta.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.