13 de abr 2025
China suspende exportação de minerais e ímãs essenciais em retaliação a tarifas dos EUA
China suspende exportações de minerais e ímãs essenciais, afetando indústrias globais e intensificando a guerra tarifária com os EUA.
Chip da Nvidia: China começa a restringir exportações de metais usados na fabricação de semicondutores (Foto: Marlena Sloss/Bloomberg)
Ouvir a notícia:
China suspende exportação de minerais e ímãs essenciais em retaliação a tarifas dos EUA
Ouvir a notícia
China suspende exportação de minerais e ímãs essenciais em retaliação a tarifas dos EUA - China suspende exportação de minerais e ímãs essenciais em retaliação a tarifas dos EUA
A China suspendeu a exportação de minerais e ímãs críticos, essenciais para diversas indústrias, em resposta ao aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos. A medida, anunciada em abril, afeta montadoras, fabricantes de semicondutores e o setor de defesa.
As novas regras de exportação, que estão sendo elaboradas, podem restringir permanentemente o envio desses materiais a empresas específicas, incluindo fornecedoras das Forças Armadas dos Estados Unidos. A suspensão abrange ímãs indispensáveis para a montagem de veículos, drones e robôs.
Além disso, o governo chinês impôs restrições à exportação de seis metais de terras raras pesadas, que são refinados exclusivamente na China. Esses materiais agora requerem licenças especiais para exportação, o que gera apreensão entre executivos do setor sobre possíveis escassezes nos estoques globais.
Michael Silver, presidente da American Elements, informou que a emissão das licenças pode levar até quarenta e cinco dias. A falta desses ímãs pode forçar fábricas a interromper a montagem de produtos que dependem de motores elétricos, impactando a produção de veículos e outros equipamentos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.