13 de abr 2025
Commodity prices disparam e analistas preveem super-ciclo impulsionado por tensões comerciais
Philippe Gijsels, da BNP Paribas Fortis, prevê uma alta significativa nos preços de ouro, prata e cobre, impulsionada pela guerra comercial. O ouro pode chegar a $4,000 por onça, enquanto o cobre pode dobrar ou triplicar de preço. Apesar das incertezas, Gijsels mantém uma visão otimista sobre esses metais, considerando os essenciais em um cenário econômico volátil. Outros analistas também esperam aumentos em commodities como café e milho, mas alertam que a guerra comercial pode impactar negativamente a demanda geral.
Um trabalhador colhe frutas de cacau na fazenda Somos Cacao em Ragonvalia, departamento de Norte de Santander, Colômbia, na sexta-feira, 22 de março de 2024. (Foto: Ferley Ospina/Bloomberg via Getty Images)
Ouvir a notícia:
Commodity prices disparam e analistas preveem super-ciclo impulsionado por tensões comerciais
Ouvir a notícia
Commodity prices disparam e analistas preveem super-ciclo impulsionado por tensões comerciais - Commodity prices disparam e analistas preveem super-ciclo impulsionado por tensões comerciais
Analistas estão prevendo um super-ciclo de commodities, impulsionado por choques de oferta e demanda, especialmente devido às tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. Philippe Gijsels, diretor de estratégia do BNP Paribas Fortis, afirmou que os preços de ouro, prata e cobre devem subir significativamente, com o ouro podendo alcançar $ 4.000 por onça nos próximos anos.
Gijsels acredita que a atual situação macroeconômica favorece um aumento nos preços das commodities por até uma década. Ele destacou que os "choques metálicos" devem impactar o mercado, com o ouro sendo um ativo essencial em tempos de incerteza econômica. O preço do ouro subiu para cerca de $ 3.228 por onça, enquanto a prata e o cobre também devem ver aumentos expressivos, com o cobre podendo dobrar ou triplicar de valor.
Pat Kennedy, co-fundador da AllSource Investments, alertou que muitas empresas não conseguirão absorver os custos elevados devido às tarifas impostas por Trump. Ele mencionou que a guerra comercial resultará em um aumento contínuo nos preços das commodities, afetando produtos como eletrônicos e alimentos. Kennedy prevê que os preços de aço, alumínio e produtos agrícolas também serão revisados para cima.
Embora alguns especialistas, como André Castro Silva, expressem ceticismo sobre os benefícios das tarifas para as commodities, a expectativa é de que certos produtos, como café e milho, ainda apresentem alta. A análise da BMI sugere que o preço do cobre deve subir 7,9% até o final do ano, enquanto o ouro pode aumentar 29,7% até 2025.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.