15 de abr 2025
Inflação na Índia cai para 3,34% em março, reforçando possibilidade de novos cortes de juros
Inflação na Índia recua para 3,34% em março, enquanto o Banco da Reserva corta juros para 6% em meio a preocupações com o crescimento econômico.
Um trabalhador carrega um saco cheio de farinha de trigo refinada para carregá-lo em um caminhão de suprimentos em um mercado atacadista em Kolkata, Índia, em 10 de abril de 2025. (Foto: Nurphoto)
Ouvir a notícia:
Inflação na Índia cai para 3,34% em março, reforçando possibilidade de novos cortes de juros
Ouvir a notícia
Inflação na Índia cai para 3,34% em março, reforçando possibilidade de novos cortes de juros - Inflação na Índia cai para 3,34% em março, reforçando possibilidade de novos cortes de juros
A inflação anual da Índia caiu para 3,34% em março, conforme divulgado pelo Ministério de Estatísticas e Implementação de Programas. O índice representa a quinta queda consecutiva e ficou abaixo dos 3,61% registrados em fevereiro. Economistas esperavam uma taxa de 3,6%. O Banco da Reserva da Índia (RBI) anunciou um corte na taxa de juros para 6% em sua reunião de 9 de abril, em resposta a preocupações sobre o crescimento econômico.
O RBI projeta uma inflação de 4% para o ano fiscal que termina em março de 2026, dentro de sua meta de 2% a 6%. No entanto, a inflação núcleo, que exclui alimentos e combustíveis, atingiu 4,1% em fevereiro, o maior nível em 15 meses, impulsionada pelo aumento nos preços do ouro. O banco central destacou uma correção sazonal significativa nos preços dos vegetais, o que deve contribuir para a redução da inflação alimentar.
O crescimento do PIB da Índia foi de 6,2% no quarto trimestre de 2024, abaixo das expectativas, e a previsão para o ano fiscal até março de 2025 é de 6,5%, uma desaceleração acentuada em relação aos 9,2% do ano anterior. O HSBC estima que tarifas recíprocas dos EUA podem reduzir o crescimento total da Índia em 0,5 ponto percentual para o ano fiscal que termina em março de 2026.
As tarifas impostas pelo governo dos EUA, que chegaram a 26%, foram suspensas por 90 dias, deixando uma tarifa base de 10%. O impacto dessas tarifas pode afetar as exportações e os fluxos de investimento estrangeiro direto, conforme alertou o HSBC. O governador do RBI, Sanjay Malhotra, afirmou que a mudança na política monetária visa estimular a economia indiana em meio a esses desafios.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.