22 de abr 2025
Tarifas de Trump impactam comércio global; exportações da Coreia do Sul caem 5,2%
Exportações da Coreia do Sul para os EUA caem 14,3% em abril, com destaque para a queda em automóveis e aço; semicondutores se salvam.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Tarifas de Trump impactam comércio global; exportações da Coreia do Sul caem 5,2%
Ouvir a notícia
Tarifas de Trump impactam comércio global; exportações da Coreia do Sul caem 5,2% - Tarifas de Trump impactam comércio global; exportações da Coreia do Sul caem 5,2%
Exportações da Coreia do Sul para os EUA registram forte queda em abril
As exportações da Coreia do Sul para os Estados Unidos diminuíram 14,3% em abril, refletindo os impactos das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump. O setor automotivo e o de aço foram os mais afetados, com quedas de 6,5% e 8,7%, respectivamente. A informação foi divulgada pelo Serviço Aduaneiro da Coreia do Sul.
A redução nas exportações ocorre após a implementação de tarifas de 25% sobre alumínio, aço e automóveis importados pelos EUA. Inicialmente, outros produtos sul-coreanos também estariam sujeitos a uma tarifa de 25%, mas a medida foi adiada para julho, sendo substituída por uma tarifa de 10%.
Apesar do cenário geral negativo, o setor de semicondutores apresentou um crescimento de 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, permanecendo isento das tarifas americanas. Contudo, o presidente Trump já sinalizou a intenção de implementar tarifas de até 25% sobre esses produtos.
Especialistas avaliam que as tarifas americanas estão complicando a dinâmica do comércio global. Min Joo Kang, economista sênior do ING, ressalta que o dado é um “importante indicador” da direção que o comércio está tomando.
Impacto das tarifas ainda incerto
Lee Branstetter, professor de economia da Carnegie Mellon University, pondera que é cedo para tirar conclusões definitivas, pois os efeitos das tarifas podem variar mensalmente. No entanto, ele considera razoável atribuir parte da queda nas exportações às interrupções no comércio causadas pelas políticas de Trump.
O especialista espera que dados futuros de outros parceiros comerciais dos EUA apresentem um quadro semelhante. A incerteza em relação às políticas comerciais de Trump também pode estar levando empresas a suspenderem pedidos internacionais, impactando as exportações de diversos países.
Reuniões bilaterais em busca de acordos
O ministro das Finanças da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, e o ministro do Comércio, Ahn Duk-geun, se reunirão com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o representante comercial americano, Jamieson Greer, nesta quinta-feira. A administração Trump manifestou o desejo de priorizar acordos comerciais com aliados como a Coreia do Sul.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.