Economia

Bailey destaca impacto negativo das tarifas dos EUA na economia britânica

Acordo comercial entre Reino Unido e EUA reduz tarifas sobre carros, aço e alumínio, mas pode encolher economia britânica em 0,3%.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Bailey destaca impacto negativo das tarifas dos EUA na economia britânica - Bailey destaca impacto negativo das tarifas dos EUA na economia britânica

0:000:00

LONDRES (Reuters) – O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, declarou que o recente acordo comercial entre os Estados Unidos e o Reino Unido é positivo, mas mantém tarifas elevadas sobre a maioria das exportações britânicas. Antes da divulgação dos detalhes do acordo, o Banco da Inglaterra estimou que as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, a partir de 29 de abril, podem levar a uma contração de 0,3% na economia britânica em três anos.

Cerca de dois terços desse impacto se devem ao efeito indireto das tarifas dos EUA sobre outros parceiros comerciais do Reino Unido. O acordo, anunciado na quinta-feira, prevê a manutenção de uma nova tarifa de 10% sobre a maioria dos produtos britânicos, mas reduz as taxas sobre importações de carros, aço e alumínio.

Bailey, em uma conferência de economia em Reykjavik, afirmou que é uma boa notícia, mas ressaltou que a taxa tarifária efetiva será maior do que antes do início das negociações. Ele enfatizou a importância de um sistema de comércio global aberto, ao mesmo tempo em que busca lidar com os superávits comerciais de alguns países.

Em entrevista à BBC, Bailey destacou que o Reino Unido deve fazer "tudo o que pudermos" para reverter a queda nas exportações para a União Europeia, que ocorreu após a saída britânica do bloco em 2020. Embora as exportações não representem uma parte significativa da economia britânica, o país está mais exposto à saúde da economia global. O impacto das tarifas sobre as perspectivas do Reino Unido dependerá não apenas do acordo comercial, mas também das decisões de outros países.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela