21 de mai 2025
Exportações do Japão desaceleram devido a tarifas dos EUA e consumo estagnado
Exportações do Japão crescem apenas 2%, enquanto PIB real contrai 0,7%, impactado por tarifas dos EUA sobre automóveis e metais.
Veículos aguardando embarque estão estacionados em um porto em Yokohama, Japão, em 27 de março de 2025. (Foto: Tomohiro Ohsumi/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Exportações do Japão desaceleram devido a tarifas dos EUA e consumo estagnado
Ouvir a notícia
Exportações do Japão desaceleram devido a tarifas dos EUA e consumo estagnado - Exportações do Japão desaceleram devido a tarifas dos EUA e consumo estagnado
O Japão enfrenta desafios econômicos significativos, com dados recentes indicando que as exportações cresceram apenas 2%, o menor aumento desde outubro do ano passado. As informações foram divulgadas pelo governo japonês nesta quarta-feira. As importações caíram 2,2%, um resultado melhor do que a expectativa de queda de 4,5%.
No primeiro trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) real do Japão contraiu 0,7% em termos anualizados. Essa retração é atribuída ao consumo privado estagnado e ao crescimento lento das exportações. O país é um dos mais afetados pelas tarifas de 25% impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre importações de automóveis, aço e alumínio.
As tarifas, que começaram a vigorar em março e abril deste ano, têm um impacto direto nas exportações japonesas. Os automóveis representam 28,3% das exportações do Japão para os Estados Unidos, conforme dados da alfândega. A situação econômica do Japão continua a ser monitorada de perto, dado o cenário global e as políticas comerciais em curso.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.