Economia

EUA lideram pedidos de patentes no Brasil, com 28% do total em 2022

EUA lideram pedidos de patentes no Brasil, com 28% do total em 2022. INPI aponta necessidade de melhorias para atrair mais P&D.

Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no Rio de Janeiro. (Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo)

Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no Rio de Janeiro. (Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo)

Ouvir a notícia

EUA lideram pedidos de patentes no Brasil, com 28% do total em 2022 - EUA lideram pedidos de patentes no Brasil, com 28% do total em 2022

0:000:00

Os Estados Unidos lideram os pedidos de patentes no Brasil, com uma participação de 28% em 2022. No total, foram sete mil pedidos de um total de 25 mil. Desde 2017, a média anual de pedidos americanos se mantém entre sete mil e oito mil. O Brasil ocupa a segunda posição, com 23%, seguido por China (8%), Alemanha (6%) e Suíça (4%).

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) destaca que o número de patentes no Brasil tem se mantido constante nos últimos oito anos. O presidente do INPI, Júlio César Moreira, ressalta a necessidade de melhorar o ambiente regulatório para atrair mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Ele explica que, para obter uma patente, a empresa deve atuar no Brasil, embora não precise ter fábricas no país.

Transferência de Tecnologia

Na área de biotecnologia, muitos produtos, como medicamentos, são importados, mas as patentes garantem proteção no mercado brasileiro. Moreira afirma que quanto mais conhecimento técnico o país possui, maior a chance de ocorrer uma transferência de tecnologia efetiva.

Fabrizio Panzini, diretor de Políticas Públicas da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), menciona que as empresas americanas consideram o mercado brasileiro robusto. As parcerias têm se intensificado em setores estratégicos, como saúde, energia e tecnologia industrial.

Thiago Peixoto, diretor de Mercado da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), observa que o tamanho do mercado brasileiro e sua capacidade técnica incentivam empresas estrangeiras a protegerem suas inovações. Ele destaca que 70% das transferências de tecnologia ocorrem entre matrizes e subsidiárias.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela