30 de jun 2025

Banco Central Europeu alerta que conflitos e clima aumentarão volatilidade da inflação
BCE adota política monetária flexível para enfrentar tensões comerciais e riscos climáticos, mantendo foco na inflação de 2%.

Presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, em coletiva de imprensa em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Heiko Becker - 5.jun.25/REUTERS)
Ouvir a notícia:
Banco Central Europeu alerta que conflitos e clima aumentarão volatilidade da inflação
Ouvir a notícia
Banco Central Europeu alerta que conflitos e clima aumentarão volatilidade da inflação - Banco Central Europeu alerta que conflitos e clima aumentarão volatilidade da inflação
O BCE (Banco Central Europeu) anunciou, nesta segunda-feira (30), uma nova estratégia de política monetária mais flexível. A decisão visa enfrentar desafios como tensões comerciais, geopolíticas, inteligência artificial e mudanças climáticas, que podem aumentar a volatilidade da inflação. O BCE justifica a mudança ao afirmar que esses fatores podem levar a "maiores desvios do objetivo de inflação de 2%".
A presidente do BCE, Christine Lagarde, destacou que, apesar das preocupações com o novo ambiente global, o compromisso com a estabilidade de preços permanece inabalável. Em coletiva de imprensa em Frankfurt, Lagarde afirmou que todos os instrumentos de política monetária, como taxas de juros e intervenções nos mercados de títulos, continuarão disponíveis. No entanto, a aplicação desses instrumentos será feita de forma flexível para responder às mudanças no cenário inflacionário.
O BCE está saindo de um período desafiador, marcado pela recuperação econômica pós-pandemia e pela guerra na Ucrânia, que resultaram em inflação elevada, especialmente nos preços de energia. A política monetária rigorosa adotada anteriormente ajudou a alinhar a inflação com o objetivo da instituição. A nova abordagem será discutida na próxima reunião do Conselho de Governadores, marcada para os dias 23 e 24 de julho.
Lagarde enfatizou que a nova estratégia levará em conta não apenas as previsões econômicas, mas também os riscos e incertezas que cercam o cenário inflacionário. A mudança reflete a necessidade de adaptação a um ambiente econômico em constante evolução, onde fatores externos podem impactar significativamente a economia da zona do euro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.