01 de jul 2025

América Latina e Caribe firmam parceria com árabes para atrair investimentos
Comitê de investimentos entre América Latina e Grupo de Coordenação Árabe busca fortalecer infraestrutura e segurança alimentar com foco em tecnologia.

Cuarta Conferencia sobre Financiación al Desarrollo, em Sevilla, este lunes. (Foto: CAF)
Ouvir a notícia:
América Latina e Caribe firmam parceria com árabes para atrair investimentos
Ouvir a notícia
América Latina e Caribe firmam parceria com árabes para atrair investimentos - América Latina e Caribe firmam parceria com árabes para atrair investimentos
Um novo comitê de investimentos foi criado entre países da América Latina e o Caribe e o Grupo de Coordenação Árabe, com o objetivo de promover projetos em infraestrutura, transição energética e segurança alimentar. O anúncio ocorreu durante a IV Conferência de Desenvolvimento da ONU, em Sevilla.
O comitê, presidido pela CAF, banco de desenvolvimento da região, irá explorar instrumentos financeiros como bonos verdes e fundos mistos público-privados. A iniciativa visa facilitar o intercâmbio de tecnologia e conhecimento, priorizando projetos que sejam resilientes às mudanças climáticas e que tenham impacto social positivo.
Sergio Díaz-Granados, presidente executivo da CAF, destacou que o intercâmbio de tecnologia e talento pode acelerar a transição das economias de ambas as regiões para modelos mais diversificados e resistentes. Ele também mencionou a importância de superar desafios como a ineficiência logística e a falta de infraestrutura adequada.
O presidente do Fundo de Desenvolvimento Internacional da OPEP, Abdulhamid Alkhalifa, afirmou que a colaboração entre os dois blocos pode fortalecer a resiliência econômica e financeira. Ele ressaltou que a América Latina possui um potencial imenso, especialmente como principal exportador de alimentos.
Dados recentes indicam que em 2022, as importações árabes de produtos agropecuários latino-americanos totalizaram 9,5 bilhões de dólares, com Argentina e Brasil respondendo por 80% desse comércio. Os países do Golfo, por sua vez, exportam 1,1 bilhão de dólares em fertilizantes, essenciais para a produtividade agrícola.
Além disso, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita planeja investir 15 bilhões de dólares no setor de energias limpas do Brasil, enquanto uma de suas subsidiárias firmou parceria com a BRF para produção de aves na Arábia Saudita, simbolizando a diversificação da cooperação econômica.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.