Economia

Consumidores americanos preveem alta da inflação em um ano, aponta pesquisa

O índice de sentimento do consumidor dos EUA caiu para 57,9, o menor desde 2022. A inflação projetada para um ano subiu para 4,9%, refletindo incertezas econômicas. O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, alertou sobre a possibilidade de recessão. A Klarna anunciou sua intenção de abrir capital na bolsa de Nova York, impactando o mercado. O S&P 500 e outros índices tiveram perdas semanais, apesar de uma leve recuperação recente.

"Placas limitam o número de caixas de ovos que um cliente pode comprar em um supermercado em Gloucester, Massachusetts, EUA, 8 de março de 2025. (Foto: Brian Snyder/Reuters)"

"Placas limitam o número de caixas de ovos que um cliente pode comprar em um supermercado em Gloucester, Massachusetts, EUA, 8 de março de 2025. (Foto: Brian Snyder/Reuters)"

Ouvir a notícia

Consumidores americanos preveem alta da inflação em um ano, aponta pesquisa - Consumidores americanos preveem alta da inflação em um ano, aponta pesquisa

0:000:00

A pesquisa da Universidade de Michigan revelou que o consumidor americano está tão pessimista em relação à economia quanto em novembro de 2022, quando a inflação anual estava em 7,1%. Atualmente, a inflação nos EUA é de 2,9% e o PIB cresceu 2,3% no quarto trimestre de 2023. No entanto, as tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump estão causando incertezas, levando os consumidores a preverem uma inflação de 4,9% em um ano. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que não há garantias de que a economia evitará uma recessão.

Na sexta-feira, os mercados acionários apresentaram uma leve recuperação, com o S&P 500 subindo 2,13% e o Dow Jones 1,65%, embora todos os índices tenham registrado perdas semanais significativas. O S&P 500, por exemplo, perdeu 5,28 trilhões de dólares em três semanas. A pesquisa de sentimento do consumidor mostrou uma queda de 10,5% em março, com um índice de 57,9, abaixo das expectativas do mercado.

Bessent também comentou sobre a correção do mercado, afirmando que essas oscilações são normais e que não está preocupado. Em outro desenvolvimento, a empresa sueca Klarna, que oferece empréstimos de "compre agora, pague depois", apresentou seu prospecto de IPO na sexta-feira, planejando listar suas ações na Bolsa de Nova York sob o símbolo KLAR. A decisão de abrir capital nos EUA representa um desafio para as bolsas europeias.

No Reino Unido, a economia contraiu 0,1% em janeiro, contrariando as expectativas de crescimento de 0,1%. O Banco da Inglaterra deve manter a taxa de juros em 4,5% em sua próxima reunião. Nos EUA, o relatório de vendas no varejo de fevereiro, que será divulgado na segunda-feira, indicará se o pessimismo do consumidor se reflete em vendas em queda, enquanto o mercado aguarda a reunião do Federal Reserve na quarta-feira.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela