30 de abr 2025
Mercado financeiro se recupera, mas Goldman Sachs alerta para riscos de recessão
O S&P 500 se recupera, mas Goldman Sachs alerta para riscos de recessão. Crescimento do emprego desacelera e PIB contrai, acendendo sinais de alerta.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Mercado financeiro se recupera, mas Goldman Sachs alerta para riscos de recessão
Ouvir a notícia
Mercado financeiro se recupera, mas Goldman Sachs alerta para riscos de recessão - Mercado financeiro se recupera, mas Goldman Sachs alerta para riscos de recessão
O mercado de ações apresenta sinais de recuperação, mas o Goldman Sachs alerta para vulnerabilidades em um possível cenário de recessão. O S&P 500, após uma queda de 13,8% em abril, subiu por seis sessões consecutivas, reduzindo suas perdas. A recuperação ocorre em meio a um contexto econômico frágil, com a desaceleração no crescimento do emprego e a contração do PIB no primeiro trimestre.
A analista de macroeconomia do Goldman Sachs, Vickie Chang, observa que, embora o mercado esteja reagindo a uma diminuição do risco de tarifas, isso não garante que a economia esteja fora de perigo. "Historicamente, os mercados tendem a atingir o fundo próximo ao ponto mais baixo da atividade econômica," afirmou Chang. Ela destaca que, mesmo com a diminuição da pressão tarifária, a economia já mostrava sinais de fraqueza antes do anúncio das tarifas em 2 de abril.
Os dados econômicos recentes, incluindo a contração do PIB e um relatório de empregos da ADP, indicam uma desaceleração no ritmo de contratações em abril. "A recuperação contínua do mercado depende da crença de que dinâmicas recessivas não se concretizarão," acrescentou Chang. O S&P 500 registrou uma queda de 19% neste ano, considerada leve em comparação com quedas mais acentuadas em períodos de recessão, que, em média, foram de 47%.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.