02 de mai 2025
A valorização do real impulsiona ações de small caps e frigoríficos na Bolsa em abril
Queda do dólar impulsiona "small caps" e frigoríficos, apesar da alta nas taxas de juros nos EUA. Expectativas de inflação diminuem.
A expectativa dos juros no Brasil é de queda. (Foto: Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
A valorização do real impulsiona ações de small caps e frigoríficos na Bolsa em abril
Ouvir a notícia
A valorização do real impulsiona ações de small caps e frigoríficos na Bolsa em abril - A valorização do real impulsiona ações de small caps e frigoríficos na Bolsa em abril
O mês de abril de 2025 foi marcado por um aumento nas taxas de juros nos Estados Unidos, impactando principalmente as ações de empresas de pequeno porte, conhecidas como "small caps". Apesar desse cenário, essas empresas se beneficiaram da queda do dólar, que já desvalorizou 8,20% no ano, reduzindo as expectativas de inflação e criando a possibilidade de uma pausa no ciclo de alta dos juros pelo Banco Central.
Empresas como Yduqs e Localiza apresentaram resultados positivos, enquanto frigoríficos como Marfrig e JBS se destacaram com altas significativas em suas ações. A desvalorização do dólar está relacionada ao receio de uma recessão nos Estados Unidos, levando investidores a trocarem ativos cambiais por opções mais seguras, como o ouro. Segundo Marcelo Nantes, diretor de renda variável do ASA, essa valorização do real frente ao dólar reduziu as expectativas de inflação para 2025.
Desempenho das Small Caps
As empresas de locação de veículos, como Localiza, e de varejo, como Azas (dona da Arezzo e da Farm), se destacaram. Nantes observa que empresas com maior nível de endividamento, como Assaí e Rumo, também apresentaram desempenho positivo. Com a expectativa de juros menores, o endividamento dessas companhias tende a cair, aumentando suas chances de crescimento.
No quarto trimestre de 2024, várias empresas reportaram bons resultados financeiros. A LWSA (antiga Locaweb) liderou os ganhos em abril, superando as expectativas do mercado. As exportações de carne bovina do Brasil também bateram recordes, com uma média diária de 10,91 mil toneladas, 15,6% acima da média do ano anterior. Problemas na produção de outros grandes exportadores, como os Estados Unidos, favoreceram os embarques brasileiros.
Valorização dos Frigoríficos
Os frigoríficos lideraram o ranking de valorização no ano. Marfrig teve alta de 34,17% e JBS, de 31,87%. O Ibovespa, por sua vez, acumulou ganho de 12,02% no mesmo período. A empresa de telefonia TIM também se destacou, com valorização de 36,91%, impulsionada por aumentos de preços que sustentaram suas receitas.
As perspectivas para maio são positivas para a Locaweb, mas é necessário monitorar o cenário macroeconômico e possíveis ajustes nas taxas de juros, que podem impactar o setor de tecnologia. A tendência de valorização da Localiza pode continuar, devido à sua eficiência operacional e à estabilização dos preços de carros usados. Se o dólar continuar a cair, tanto os frigoríficos quanto as "small caps" podem continuar se valorizando.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.