09 de mai 2025
Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI e busca modernizar crédito imobiliário
Banco Central libera financeiras para emitir LCI, diversificando captação de crédito imobiliário e modernizando o setor a partir de julho.
Diretor Gilneu Vivan (Regulação) fala em entrevista coletiva sobre a lista de prioridades regulatórias do Banco Central em 2025 e 2026 (Foto: Raphael Ribeiro - Divulgação/Banco Central)
Ouvir a notícia:
Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI e busca modernizar crédito imobiliário
Ouvir a notícia
Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI e busca modernizar crédito imobiliário - Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI e busca modernizar crédito imobiliário
O Banco Central aprovou uma nova resolução que permite a emissão de Letras de Crédito Imobiliário (LCI) por financeiras, a partir de 1º de julho. A medida visa diversificar as fontes de captação para o crédito imobiliário e modernizar o setor.
Antes da mudança, apenas instituições financeiras específicas, como bancos comerciais e cooperativas de crédito, podiam emitir LCI. Com a nova norma, as financeiras terão um novo instrumento de captação, o que pode estimular o mercado de crédito imobiliário. O Banco Central destacou que a decisão foi baseada em consulta pública.
O diretor de Regulação do Banco Central, Gilneu Vivan, afirmou que a medida busca modernizar as financeiras, posicionando-as de forma mais competitiva em relação a outras instituições. A alta saída de recursos da caderneta de poupança motivou a busca por novas fontes de financiamento para o setor.
Vivan também mencionou que o modelo atual, que depende da poupança como principal fonte de funding, está se esgotando. Ele ressaltou a necessidade de discutir quais características os contratos imobiliários devem ter em um ambiente com funding mais volátil. A variação de preço e oferta da LCI pode impactar o risco que as instituições assumem.
O Banco Central ainda não identificou uma solução viável para o setor imobiliário, mas o debate sobre um modelo sustentável está aberto. A nova resolução representa um passo importante na busca por alternativas que garantam a oferta de crédito imobiliário no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.