16 de mai 2025
Bancos oferecem rendimentos atrativos em certificados de depósito mesmo com queda nas taxas
Taxas de juros de certificados de depósito (CDs) permanecem atrativas, com opções acima de 4%, apesar da média nacional ser inferior.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Bancos oferecem rendimentos atrativos em certificados de depósito mesmo com queda nas taxas
Ouvir a notícia
Bancos oferecem rendimentos atrativos em certificados de depósito mesmo com queda nas taxas - Bancos oferecem rendimentos atrativos em certificados de depósito mesmo com queda nas taxas
Nos últimos meses, as taxas de juros dos certificados de depósito (CDs) têm apresentado uma queda significativa, refletindo a política do Federal Reserve. Apesar disso, algumas instituições financeiras ainda oferecem taxas atrativas, com CDs de um ano alcançando 4,4% e CDs de cinco anos com 1,71%.
A análise da Morgan Stanley, realizada pela analista Betsy Graseck, indica que desde o final de março, a taxa média dos CDs se manteve estável. Embora dez dos trinta e oito bancos monitorados tenham reduzido suas taxas máximas, essas quedas foram compensadas por aumentos em outras instituições. **Desde junho de 2024, a taxa média mais alta caiu 85 pontos-base, um pouco menos que a redução de 100 pontos-base nas taxas de empréstimos do Federal Reserve no segundo semestre do ano passado.
As expectativas são de que as taxas dos CDs permaneçam estáveis no curto prazo, devido à incerteza econômica. Graseck observa que as taxas dos CDs mais antigos devem ser ajustadas para baixo. Atualmente, a taxa mais alta para um CD de um ano é de 4,4%, disponível em instituições como Sallie Mae e Popular Direct. Para quem busca prazos mais longos, a America First Credit Union oferece um CD de sessenta meses com 4,2%.
Em comparação, a média nacional para um CD de um ano é de 2%, enquanto a de um CD de cinco anos é de 1,71%. O analista da Bankrate, Ted Rossman, destaca a diferença significativa entre essas médias e as melhores taxas disponíveis, que estão na faixa de 4%. Ele ressalta que, independentemente do nome do banco, é importante que a instituição seja segurada pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) ou pela National Credit Union Administration (NCUA), que garantem depósitos até R$ 250 mil por instituição.
Investidores devem considerar seus objetivos e prazos antes de optar por CDs. A retirada antecipada pode resultar em penalidades, e, a longo prazo, as taxas podem não acompanhar a inflação. Rossman sugere que, para quem planeja comprar uma casa ou pagar a faculdade em breve, um CD de um ano pode ser uma opção viável.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.