Economia

Nova bolsa do Rio de Janeiro foca em investimentos alternativos e liquidez no mercado

Base Exchange, nova bolsa do Rio, inicia operações em julho com foco em investimentos alternativos e programa de liquidez. Novos sócios serão anunciados.

Eduardo Paes (Foto: Reprodução)  
Claudio Pracownik, CEO da Base Exchange, deu entrevista ao Capital Insights, programa semanal realizado em parceria entre Broadcast e CNN Money (Foto: Divulgação, Win The Game)

Eduardo Paes (Foto: Reprodução) Claudio Pracownik, CEO da Base Exchange, deu entrevista ao Capital Insights, programa semanal realizado em parceria entre Broadcast e CNN Money (Foto: Divulgação, Win The Game)

Ouvir a notícia

Nova bolsa do Rio de Janeiro foca em investimentos alternativos e liquidez no mercado - Nova bolsa do Rio de Janeiro foca em investimentos alternativos e liquidez no mercado

0:000:00

A nova Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, chamada Base Exchange, iniciará suas operações em julho de 2025. A iniciativa, apoiada pelo fundo Mubadala de Abu Dhabi, não terá abertura de capital de empresas em sua fase inicial. O foco será em investimentos alternativos, como fundos de índices (ETFs) e derivativos financeiros.

A Base Exchange busca garantir liquidez por meio de um Programa de Liquidez, que permitirá a entrada de novos sócios no segundo semestre. O presidente da Americas Trading Group (ATG), Cláudio Pracownik, responsável pela operação, afirmou que a bolsa avaliará a entrada no mercado tradicional de ações quando houver um cenário econômico favorável, com juros mais baixos e uma moeda valorizada.

Atualmente, a Mubadala Capital detém mais de 70% da Base Exchange, mas seu capital será diluído com a entrada de novos investidores. O acordo prevê que os investidores receberão warrants, que são direitos de adquirir ações da bolsa, conforme metas de liquidez e volume sejam atingidas. Pracownik destacou que o grupo de investidores inclui bancos e corretoras globais, além de casas locais reconhecidas no mercado brasileiro.

A Base Exchange pretende competir com a B3, a bolsa de valores já estabelecida no Brasil. Pracownik ressaltou que a existência de duas bolsas beneficiará o mercado, pois permitirá que as corretoras escolham a que oferece melhores preços. A sede da nova bolsa será localizada no Rio de Janeiro.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela