01 de jul 2025

Wall Street expressa preocupação com a alta do mercado de ações
Wall Street sinaliza riscos de supervalorização no S&P 500, enquanto a economia dos EUA apresenta sinais de desaceleração.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Wall Street expressa preocupação com a alta do mercado de ações
Ouvir a notícia
Wall Street expressa preocupação com a alta do mercado de ações - Wall Street expressa preocupação com a alta do mercado de ações
O S&P 500 fechou o primeiro semestre de 2023 em alta recorde, gerando otimismo entre investidores, mas também levantando preocupações sobre uma possível bolha no mercado. Estratégias de Wall Street alertam para sinais de "froth", ou excesso de entusiasmo, que podem indicar uma supervalorização generalizada.
O estrategista da Barclays, Stefano Pascale, destacou que o Barclays Equity Euphoria Indicator, um indicador de otimismo excessivo, voltou a níveis comparáveis a picos anteriores deste ano. Ele observou que a emissão de IPOs de SPACs está se recuperando, com números de 2023 já se igualando aos de 2024. O ETF ARK Innovation, de Cathie Wood, teve um aumento de 44% nos últimos três meses, evocando comparações com a especulação desenfreada de ações como GameStop em 2021.
Benson Durham, da Piper Sandler, acrescentou que as desvalorizações atuais são amplas, afetando diversos setores do S&P 500, e não apenas as ações de tecnologia. Apesar de um antigo ditado de investimentos afirmar que a avaliação não é uma ferramenta de tempo, o cenário atual é impulsionado mais pela liquidez do que por fundamentos sólidos.
A economia dos EUA apresenta sinais de desaceleração, com dados recentes indicando que o crescimento do emprego está diminuindo e a demanda por habitação está enfraquecendo. A economista-chefe da Wolfe Research, Stephanie Roth, alertou que os mercados estão precificando uma chance de recessão de menos de 5%, bem abaixo da média histórica de 16%. Roth sugere que o risco real pode ser mais próximo de 25%.
Os próximos dados sobre a folha de pagamento privada da ADP, que serão divulgados na manhã de quarta-feira, e o relatório de empregos não agrícolas do Departamento do Trabalho, na quinta-feira, podem testar essa otimista expectativa do mercado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.