19 de jan 2025
Incêndios em Los Angeles impulsionam startup de seguros a oferecer proteção inovadora
Dan Preston co fundou a startup Stand, focada em seguros para zonas de incêndio. Incêndios em Los Angeles aumentaram demanda por seguros em até 10 vezes. Stand usa inteligência artificial para oferecer recomendações de mitigação. O mercado de seguros na Califórnia enfrenta saídas de seguradoras tradicionais. A startup busca colaborar com comunidades para aumentar a resiliência contra incêndios.
Uma vista aérea de veículos de reparo ao pôr do sol passando perto de casas à beira-mar que foram queimadas no incêndio de Palisades, enquanto os incêndios florestais causam danos e perdas na região de Los Angeles em 15 de janeiro de 2025 em Malibu, Califórnia. (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Incêndios em Los Angeles impulsionam startup de seguros a oferecer proteção inovadora
Ouvir a notícia
Incêndios em Los Angeles impulsionam startup de seguros a oferecer proteção inovadora - Incêndios em Los Angeles impulsionam startup de seguros a oferecer proteção inovadora
Em meados de dezembro, o empreendedor Dan Preston lançou o primeiro produto da startup de seguros Stand, voltado para a proteção de propriedades em áreas de risco de incêndios florestais. O anúncio ocorreu em 16 de dezembro, poucos dias antes do início oficial do inverno, mas a temporada de incêndios na Califórnia, onde a empresa foi cofundada, normalmente se estende do verão até outubro ou novembro. Apenas três semanas após o lançamento, incêndios devastaram partes de Los Angeles, resultando em mais de 20 mortes e a destruição de aproximadamente 12.300 estruturas.
Preston, que já atuou como CEO da Metromile, busca inovar em um setor tradicionalmente lento e conservador. Com a saída de pelo menos oito seguradoras da Califórnia, a demanda por seguros aumentou drasticamente, com a Stand recebendo um crescimento de cinco a dez vezes nas consultas. A Califórnia FAIR Plan, considerada um plano de último recurso, registrou um aumento de 137% desde 2019. Goldman Sachs estima que as seguradoras podem enfrentar perdas de até R$ 30 bilhões devido aos incêndios em Los Angeles.
A proposta da Stand é oferecer proteção acessível a proprietários em zonas de incêndio, utilizando inteligência artificial para fornecer recomendações específicas de mitigação. Embora a empresa tenha apenas 13 funcionários e tenha segurado algumas propriedades, Preston está em negociações com centenas de clientes potenciais, à medida que a conscientização sobre os riscos aumenta. Ele alertou que será mais difícil encontrar seguros nos próximos anos devido aos recentes eventos.
Bill Clerico, cofundador da Stand, também está ativo no setor, buscando levantar R$ 75 milhões para seu fundo de investimento em tecnologias de mitigação de incêndios. Ele destacou a importância de estratégias como gerenciamento de florestas e "endurecimento" de casas. Clerico observou que, enquanto o investimento em tecnologia limpa cresce, as empresas focadas em resiliência e adaptação ainda enfrentam desafios, especialmente devido à natureza lenta das instituições que compram esses serviços. A Stand, ao contrário de seus concorrentes, se beneficia da diminuição da competição no mercado, o que pode favorecer sua proposta de valor.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.