10 de abr 2025
State Farm busca aumento de 17% nas tarifas de seguros para evitar colapso financeiro na Califórnia
State Farm busca aumento de 17% nas taxas de seguros para proprietários e 38% para locatários na Califórnia, em meio a crise financeira.
Um logo da State Farm é visto em frente a um escritório de seguros da State Farm em 3 de fevereiro de 2025, em Larkspur, Califórnia. (Foto: Justin Sullivan/Getty Images News)
Ouvir a notícia:
State Farm busca aumento de 17% nas tarifas de seguros para evitar colapso financeiro na Califórnia
Ouvir a notícia
State Farm busca aumento de 17% nas tarifas de seguros para evitar colapso financeiro na Califórnia - State Farm busca aumento de 17% nas tarifas de seguros para evitar colapso financeiro na Califórnia
State Farm, a maior seguradora de propriedades da Califórnia, está buscando um aumento emergencial de 17% nas taxas de seguros para proprietários e 38% para políticas de aluguel. A empresa argumenta que precisa desses recursos para melhorar sua situação financeira, que se deteriorou após os incêndios florestais em Los Angeles, que causaram danos estimados entre $250 bilhões e $275 bilhões. A audiência sobre o aumento de tarifas ocorre em Oakland, com a participação de um juiz administrativo.
A seguradora, que possui cerca de 20% do mercado de seguros de propriedade na Califórnia, já pagou mais de $2,75 bilhões em aproximadamente 12.390 reivindicações relacionadas aos incêndios. Apesar de ter reduzido seu pedido inicial de aumento de 22% para 17%, a situação permanece crítica. O comissário de seguros da Califórnia, Ricardo Lara, concedeu uma aprovação provisória para o pedido, mas a decisão final ainda está em debate.
Durante a audiência, um advogado do Departamento de Seguros da Califórnia comparou a situação da State Farm ao Titanic, alertando que três milhões de californianos podem enfrentar dificuldades se a situação não for revertida. A empresa também planeja buscar $400 milhões de sua controladora, caso os aumentos sejam aprovados. O grupo de defesa do consumidor, Consumer Watchdog, se opõe ao aumento, afirmando que a empresa não justificou adequadamente sua necessidade.
A crise no setor de seguros na Califórnia é agravada pela frequência crescente de desastres naturais. A State Farm interrompeu a venda de novas apólices de seguro residencial em maio de 2023 e não renovou 72 mil apólices, citando instabilidade financeira. Especialistas afirmam que o mercado de seguros no estado é insustentável, e a implementação de uma "Estratégia de Seguro Sustentável" é vista como crucial para resolver os problemas estruturais que levaram à crise atual.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.