04 de fev 2025
Inscrições para o Fies 2025 começam hoje; saiba como participar e as regras necessárias
Inscrições para o Fies 2025 iniciaram em 4 de fevereiro e vão até 7 de fevereiro. O programa oferece 112.168 vagas em dois processos seletivos ao longo do ano. Candidatos devem ter feito o Enem desde 2010 e atender a critérios de renda. O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar baixa. Resultados da pré seleção serão divulgados em 18 de fevereiro, com lista de espera até abril.
Inscrições para o Fies abrem nesta terça-feira (Foto: Marcelo Casal / Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Inscrições para o Fies 2025 começam hoje; saiba como participar e as regras necessárias
Ouvir a notícia
Inscrições para o Fies 2025 começam hoje; saiba como participar e as regras necessárias - Inscrições para o Fies 2025 começam hoje; saiba como participar e as regras necessárias
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, e vão até o dia 7 do mesmo mês. O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos, um para o primeiro semestre e outro para o segundo semestre. Para se inscrever, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota na redação superior a zero. Candidatos que participaram do Enem como "treineiros" não podem se inscrever.
O Fies Social destina 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que estejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A base de dados do CadÚnico utilizada será a de 11 de janeiro de 2025. Os pré-selecionados nessa modalidade terão direito a financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais. As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login e senha da conta Gov.br.
A classificação dos candidatos será feita com base nas notas do Enem, em ordem decrescente, considerando o tipo de vaga e modalidade de concorrência. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados devem complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados na chamada regular serão automaticamente incluídos na lista de espera, que seguirá a mesma ordem de classificação.
O período de convocação da lista de espera ocorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de abril. Após a seleção, os candidatos pré-selecionados deverão comparecer à instituição de ensino para formalizar o contrato de financiamento. O Fies, diferente do Prouni, funciona como um empréstimo, onde o estudante paga as mensalidades após a conclusão do curso, com parcelas ajustadas à sua renda.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.