11 de fev 2025
Portugal planeja vender 49% da TAP, a maior aérea europeia em voos para o Brasil
O governo de Portugal planeja vender pelo menos 49% da TAP até 2026. O processo de privatização começará em março, com 12 empresas interessadas. Air France KLM e Lufthansa são algumas das grandes aéreas que manifestaram interesse. A TAP é a maior fornecedora de voos europeus para o Brasil, com forte presença na África. O primeiro ministro Luís Montenegro busca evitar oposição política com a venda minoritária.
Processo de privatização da companhia aérea deve começar em março e já tem 12 empresas interessadas, segundo fontes. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Portugal planeja vender 49% da TAP, a maior aérea europeia em voos para o Brasil
Ouvir a notícia
Portugal planeja vender 49% da TAP, a maior aérea europeia em voos para o Brasil - Portugal planeja vender 49% da TAP, a maior aérea europeia em voos para o Brasil
O governo de Portugal está avaliando a venda de uma participação de pelo menos 49% da TAP, sua companhia aérea estatal, em uma nova tentativa de privatização. O processo deve iniciar em março e pode ser finalizado entre o final deste ano e 2026, conforme informações de uma fonte anônima. Aproximadamente 12 empresas demonstraram interesse na TAP, incluindo grandes companhias aéreas europeias como Air France-KLM, Deutsche Lufthansa e IAG, proprietária da British Airways.
A TAP se destaca por ser a maior fornecedora europeia de voos para o Brasil, além de ter uma forte presença na África e operar várias rotas para a América do Norte. A companhia é uma das poucas estatais ainda disponíveis para privatização na Europa, onde o mercado é dominado por grandes grupos. O primeiro-ministro Luís Montenegro, que assumiu em abril, expressou a intenção de manter o hub da TAP em Lisboa e as rotas estratégicas para o país.
A administração anterior planejava vender 51% da companhia, mas a nova abordagem de Montenegro pode evitar a oposição política no parlamento, que poderia complicar a venda de uma participação majoritária. A TAP também desempenha um papel importante ao conectar cidadãos portugueses em todo o mundo e liga o continente aos arquipélagos da Madeira e Açores.
Sob a liderança do CEO Luís Rodrigues, a TAP transportou 16 milhões de passageiros no último ano, representando um aumento de 1,6% em relação a 2023. A crescente demanda por turismo em Portugal reforça a importância da companhia aérea no cenário atual.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.