17 de fev 2025
Crescimento de 12% nos pequenos negócios do audiovisual no Rio em 2024
O filme "Ainda estou aqui" recebeu três indicações ao Oscar 2025, destacando o Rio. O Sebrae Rio reportou um aumento de 12% em pequenos negócios audiovisuais em 2024. A capital fluminense concentra 55% das novas empresas do setor, evidenciando seu potencial. O Rio é o segundo maior mercado audiovisual do Brasil, com 34,9 mil pequenos negócios. O setor gera empregos e conteúdo, sendo estratégico para a economia do estado.
A casa da Urca que foi cenário para 'Ainda estou aqui', filme com três indicações ao Oscar (Foto: Gabriel de Paiva)
Ouvir a notícia:
Crescimento de 12% nos pequenos negócios do audiovisual no Rio em 2024
Ouvir a notícia
Crescimento de 12% nos pequenos negócios do audiovisual no Rio em 2024 - Crescimento de 12% nos pequenos negócios do audiovisual no Rio em 2024
O filme "Ainda estou aqui", gravado no Rio de Janeiro, evidencia o potencial da cidade no mercado audiovisual. A produção, que recebeu três indicações ao Oscar 2025 e conquistou prêmios como o Globo de Ouro e o Festival de Veneza, utiliza o Rio como cenário principal. A casa na Urca, onde foram filmadas cenas com a família de Rubens Paiva, tornou-se um ponto turístico, atraindo visitantes interessados na obra.
Um levantamento do Sebrae Rio destaca a força da cultura no estado, com um aumento de 12% no número de pequenos negócios ligados ao audiovisual em 2024. A capital fluminense concentra 55% das novas empresas, seguida por Niterói (6%) e São Gonçalo (4%). Em termos absolutos, o Rio é o segundo maior mercado do país, com 34,9 mil pequenos negócios, atrás apenas de São Paulo, que possui 100,3 mil.
Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, ressalta que 96% das empresas de audiovisual no Rio são pequenos negócios. Os microempreendedores individuais representam 52% do total, seguidos por microempresas (36%), empresas de pequeno porte (8%) e médias e grandes (4%). O crescimento do setor reflete a importância do audiovisual na economia fluminense, que gera empregos e produz conteúdo relevante.
A capital fluminense abriga 68% dos pequenos negócios do setor audiovisual, enquanto Niterói (5%), São Gonçalo (2%), Duque de Caxias (2%) e Nova Iguaçu (2%) completam a lista dos cinco municípios mais representativos. As atividades mais destacadas incluem a pós-graduação cinematográfica, vídeos e programas de televisão (32%), produção fotográfica (31%) e produção cinematográfica (15%).
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.