07 de abr 2025
Tarifa de Donald Trump pode gerar prejuízo de 100 milhões de dólares para suco de laranja brasileiro
Tarifa de 10% dos EUA pode gerar R$ 1,1 bilhão em impostos ao setor de suco de laranja brasileiro, que representa 37% das exportações.
Suco de laranja: tarifa recíproca de 10%, imposta por Trump, atinge mais de 207 mil toneladas de exportações (Foto: stevepb/Pixabay/VEJA.com)
Ouvir a notícia:
Tarifa de Donald Trump pode gerar prejuízo de 100 milhões de dólares para suco de laranja brasileiro
Ouvir a notícia
Tarifa de Donald Trump pode gerar prejuízo de 100 milhões de dólares para suco de laranja brasileiro - Tarifa de Donald Trump pode gerar prejuízo de 100 milhões de dólares para suco de laranja brasileiro
O setor de exportação de suco de laranja brasileiro enfrenta novos desafios com a implementação de uma tarifa de 10% sobre as importações do país, conforme anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) estima que essa medida pode resultar em um custo adicional de 100 milhões de dólares anuais para o setor. A tarifa, que entrou em vigor no último sábado, foi calculada com base na expectativa de exportação de quase 236 mil toneladas de suco de laranja para os Estados Unidos na safra 2024/2025.
Além da nova tarifa, o suco brasileiro já enfrenta outros tributos ao entrar no mercado americano, como uma taxa de 415 dólares por tonelada de suco de laranja concentrado congelado (FCOJ). Em 2024, essa cobrança representou cerca de 86 milhões de dólares. Com a nova tarifa, o total de impostos anuais pode chegar a aproximadamente 200 milhões de dólares, ou cerca de 1,1 bilhão de reais. A CitrusBR ressalta a importância do mercado americano, que representa 37% das exportações brasileiras de suco de laranja.
Entre julho de 2024 e fevereiro deste ano, o Brasil exportou mais de 207 mil toneladas de FCOJ, gerando um faturamento de quase 880 milhões de dólares. Apesar do impacto financeiro, os produtores brasileiros não demonstram intenção de abandonar o mercado dos Estados Unidos. A CitrusBR afirma que as empresas continuam a abastecer o mercado americano com suco de laranja de alta qualidade, seguindo suas estratégias comerciais individuais.
As exportações brasileiras para os Estados Unidos totalizaram 40,4 bilhões de dólares no ano passado, com os sucos de frutas representando 3% desse montante. Os sucos estão entre os dez produtos mais exportados pelo Brasil para o mercado americano, destacando a relevância desse setor para a economia nacional.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.