08 de abr 2025
Vendas de veículos no Brasil crescem 7,2% no primeiro trimestre de 2025, apesar de altos custos de financiamento
Vendas de veículos no Brasil crescem 7,2% no primeiro trimestre de 2025, mas setor enfrenta desafios com tarifas e importações de elétricos.
A Anfavea projeta expansão de 7,8% na produção em 2025, o que levaria o total de veículos montados no país a 2,75 milhões. (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Vendas de veículos no Brasil crescem 7,2% no primeiro trimestre de 2025, apesar de altos custos de financiamento
Ouvir a notícia
Vendas de veículos no Brasil crescem 7,2% no primeiro trimestre de 2025, apesar de altos custos de financiamento - Vendas de veículos no Brasil crescem 7,2% no primeiro trimestre de 2025, apesar de altos custos de financiamento
No primeiro trimestre de 2025, as vendas de veículos no Brasil cresceram 7,2%, totalizando 551,7 mil unidades em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que março registrou um aumento de 4,2% nos emplacamentos, com 195,5 mil veículos vendidos. Apesar do crescimento, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destacou que o custo de financiamento para a compra de veículos é o mais alto da história, estimado em 29,5%.
A produção de veículos também teve um desempenho positivo, com alta de 8,3% no primeiro trimestre, totalizando 582,9 mil unidades fabricadas. Contudo, março apresentou uma queda de 2,9% na produção em relação ao mesmo mês de 2024, com 190 mil veículos produzidos. A Anfavea atribui essa diminuição a ajustes de estoques e ao número reduzido de dias úteis devido a feriados.
As exportações de veículos brasileiros cresceram significativamente, com um aumento de 40,6% no trimestre, totalizando 115,6 mil unidades. Em março, as exportações subiram 19%, com a Argentina sendo o principal destino, recebendo 67,6 mil veículos, um aumento de 120%. No entanto, a Anfavea expressou preocupação com a perda de participação do Brasil no mercado latino-americano e com as tarifas impostas pelos Estados Unidos, que podem impactar a produção nacional.
O setor automotivo também enfrenta desafios com a antecipação de importações de veículos eletrificados, devido ao aumento das tarifas de importação. A Anfavea prevê que mais de 100 mil unidades de veículos eletrificados devem ser importadas até julho de 2025. Além disso, o segmento de caminhões apresentou uma queda de 7% nas vendas, enquanto o de ônibus teve um crescimento de 34,7%, impulsionado por programas do Governo Federal.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.