10 de abr 2025
Brasil se destaca no mercado de carne bovina, mesmo em meio à guerra comercial dos EUA
O Brasil deve focar em mercados exigentes, como Japão e Coreia do Sul, para impulsionar suas exportações de carne bovina, afirma Marcos Jank.
Mercado global de carne é dominado pelo Brasil e pela China (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Brasil se destaca no mercado de carne bovina, mesmo em meio à guerra comercial dos EUA
Ouvir a notícia
Brasil se destaca no mercado de carne bovina, mesmo em meio à guerra comercial dos EUA - Brasil se destaca no mercado de carne bovina, mesmo em meio à guerra comercial dos EUA
O Brasil, um dos principais exportadores de carne bovina, pode se beneficiar ao evitar a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos. O professor Marcos Jank, do Insper Agro Global, enfatiza que o país deve focar em mercados exigentes, como Japão e Coreia do Sul, para impulsionar seu crescimento. Durante o Encontro de Confinadores da Scot Consultoria, realizado em Ribeirão Preto, Jank apresentou três possíveis desfechos para a política comercial do presidente americano, Donald Trump.
Na primeira hipótese, Trump pode firmar "acordos cosméticos" com nações asiáticas. A segunda possibilidade envolve retaliações mais amplas, como já demonstrado por China, Canadá e União Europeia. A terceira, considerada mais drástica, seria a manutenção de tarifas elevadas, o que poderia prejudicar o consumidor americano e abrir espaço para a China, levando a uma situação que Jank descreve como "Grande Depressão 2".
Jank também destacou a saturação do mercado interno brasileiro, que consome quase cem quilos de carne por pessoa anualmente. Ele afirmou que o crescimento da produção de carne bovina no Brasil dependerá das exportações, uma vez que o país já é o maior exportador global, com superávit em produção e sanidade. A China, por sua vez, enfrenta um déficit e precisa importar.
Para aumentar as receitas das exportações, Jank sugere que o Brasil invista em nichos de mercado, priorizando a abertura do mercado premium japonês e o acesso ao mercado sul-coreano. Essa estratégia pode ser crucial para o fortalecimento do setor de carne bovina brasileiro em um cenário global desafiador.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.