11 de abr 2025
Trump pressiona por fabricação de iPhones nos EUA, mas custos podem triplicar preços
Apple enfrenta desafios com tarifas elevadas na guerra comercial entre EUA e China, que podem triplicar o preço do iPhone.
Analistas falam que o preço do iPhone poderia até triplicar se o produto fosse produzido nos Estados Unidos, como Trump quer fazer. (Foto: Apple e Reuters)
Ouvir a notícia:
Trump pressiona por fabricação de iPhones nos EUA, mas custos podem triplicar preços
Ouvir a notícia
Trump pressiona por fabricação de iPhones nos EUA, mas custos podem triplicar preços - Trump pressiona por fabricação de iPhones nos EUA, mas custos podem triplicar preços
A Apple enfrenta desafios significativos devido à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Recentemente, o ex-presidente Donald Trump impôs tarifas de 145% sobre produtos chineses, resultando em uma resposta da China com tarifas de 125% sobre produtos americanos. Especialistas alertam que a fabricação de iPhones nos EUA poderia triplicar o preço do aparelho, principalmente devido aos altos custos trabalhistas.
Analistas da Wedbush Securities, como Dan Ives, afirmam que um iPhone produzido nos EUA custaria mais que o triplo do preço atual. O aumento se deve não apenas aos custos de mão de obra, mas também à complexidade de transferir a cadeia de produção, que a Apple estabeleceu na China desde a década de 1990. O Bank of America estima que a produção nos EUA aumentaria em 90% o custo do aparelho.
A Apple anunciou um investimento de US$ 500 bilhões nos EUA até 2028, mas esse plano não inclui a fabricação de iPhones. Em vez disso, a empresa se comprometeu a financiar um data center em Houston, Texas, focado em inteligência artificial. Apesar disso, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, expressou otimismo sobre a possibilidade de produção local.
A dependência da Apple em relação à China é evidente, com 90% dos iPhones sendo montados lá. A empresa já começou a diversificar sua produção, com iPhones sendo fabricados na Índia e iPads no Vietnã, mas a infraestrutura e a mão de obra qualificada na China ainda são cruciais. A incerteza em torno das tarifas e da cadeia de suprimentos continua a impactar o valor de mercado da Apple, que já perdeu mais de US$ 640 bilhões em cinco dias após o anúncio das tarifas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.