Economia

Tarifas de Trump podem elevar preços de iPhones e outros produtos tecnológicos nos EUA

Aumento de tarifas de importação pode elevar preços de iPhones em até 56%. Apple avalia mudanças na produção e cadeia de suprimentos.

Cheng Xin/Getty Images

Cheng Xin/Getty Images

Ouvir a notícia

Tarifas de Trump podem elevar preços de iPhones e outros produtos tecnológicos nos EUA - Tarifas de Trump podem elevar preços de iPhones e outros produtos tecnológicos nos EUA

0:000:00

Os preços dos iPhones podem aumentar significativamente em breve, com analistas prevendo um acréscimo de até 56% para modelos fabricados na China. Essa expectativa surge em meio ao aumento das tarifas de importação, que agora alcançam 125% para produtos chineses, impactando diretamente o custo de eletrônicos e outros itens tecnológicos. A Apple, que depende fortemente da produção na China, pode precisar ajustar sua cadeia de suprimentos para mitigar os efeitos das tarifas.

Atualmente, a Apple possui um estoque de iPhones nos Estados Unidos que pode durar de três a seis semanas, dependendo da demanda do consumidor. A empresa não deve lançar novos modelos até setembro, mas os preços podem subir antes disso, caso o estoque se esgote. Especialistas indicam que todos os modelos da Apple devem ser afetados, e as operadoras de telefonia podem oferecer descontos em modelos mais antigos para incentivar as vendas.

A Apple já começou a transferir parte de sua produção para países como Índia e Vietnã, mas a maioria dos componentes ainda vem da China. Mesmo que a produção se mova para os Estados Unidos, o custo de fabricação seria 20% maior devido a salários mais altos. A empresa anunciou um investimento de R$ 500 bilhões para expandir sua presença nos EUA, mas isso não inclui fábricas de iPhones.

A possibilidade de mudanças na programação de lançamentos de produtos também está em discussão, uma vez que as tarifas podem complicar o mercado americano, que é o maior para a Apple. Embora a empresa não tenha confirmado ajustes em sua estratégia, analistas acreditam que ela pode adotar uma abordagem mais flexível em relação ao lançamento de novos produtos, dependendo da situação das tarifas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela