14 de abr 2025
Vendas do varejo brasileiro caem 1,6% em março, com e-commerce em queda de 12,9%
Vendas do varejo brasileiro caem 1,6% em março, com e commerce sofrendo queda de 12,9%. Setor de alimentos se destaca com alta de 2,2%.
Supermercado Zona Sul próximo à Praça General Osório é uma das nove lojas da rede que funciona 24 horas por dia (Foto: Alexandre Cassiano)
Ouvir a notícia:
Vendas do varejo brasileiro caem 1,6% em março, com e-commerce em queda de 12,9%
Ouvir a notícia
Vendas do varejo brasileiro caem 1,6% em março, com e-commerce em queda de 12,9% - Vendas do varejo brasileiro caem 1,6% em março, com e-commerce em queda de 12,9%
As vendas do comércio brasileiro apresentaram queda de 1,6% em março em relação a fevereiro e 1,8% na comparação anual, conforme dados do Índice do Varejo Stone (IVS). O cenário é influenciado pela inflação elevada e pelo aperto no orçamento das famílias.
O comércio eletrônico foi o mais afetado, com uma retração de 12,9% nas vendas em março, enquanto o varejo físico teve uma queda mais leve de 0,1%. Matheus Calvelli, pesquisador econômico da Stone, destaca que a pressão sobre a inflação e o aumento do endividamento familiar impactam diretamente o consumo.
Sete dos oito segmentos analisados registraram queda. Os setores mais afetados foram Materiais de Construção (-5,5%), Tecidos, Vestuário e Calçados (-3,4%) e Móveis e Eletrodomésticos (-2,7%). A única exceção foi o setor de Hipermercados e Supermercados, que teve um crescimento de 2,2%.
No comparativo anual, o segmento de Materiais de Construção teve o melhor desempenho, com alta de 3,2%. Outros setores, como Livros e Papelaria, apresentaram quedas significativas, com uma retração de 13,6%. O cenário atual reflete um período de desaceleração no consumo, que já dura quatro meses.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.