Economia

México inicia negociações para contestar tarifa de 20,91% sobre tomates nos EUA

Governo mexicano inicia negociações para contestar tarifa de 20,91% sobre tomates, em meio a disputas comerciais com os EUA.

Um trabalhador coloca tomates em caixas para seu transporte em uma granja em Limón de Los Ramos, Sinaloa, em janeiro de 2021. (Foto: Jeoffrey Guillemard/Bloomberg)

Um trabalhador coloca tomates em caixas para seu transporte em uma granja em Limón de Los Ramos, Sinaloa, em janeiro de 2021. (Foto: Jeoffrey Guillemard/Bloomberg)

Ouvir a notícia

México inicia negociações para contestar tarifa de 20,91% sobre tomates nos EUA - México inicia negociações para contestar tarifa de 20,91% sobre tomates nos EUA

0:000:00

O governo mexicano, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Sader), iniciará negociações para contestar um novo arancel de 20,91% sobre tomates mexicanos, anunciado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. O secretário da Sader, Julio Berdegué, afirmou que o prazo para diálogo é de 90 dias e que o México já enfrentou situação semelhante em 2019.

Berdegué destacou que o novo gravame não faz parte do pacote discutido com a administração de Donald Trump, mas é resultado de negociações que ocorrem há 30 anos. Desde 1996, produtores da Flórida acusam os mexicanos de dumping, vendendo tomates a preços abaixo do custo para dominar o mercado. O acordo de suspensão da investigação antidumping foi renovado cinco vezes, sendo a última em 2019.

O secretário enfatizou que 90% dos tomates importados pelos Estados Unidos vêm do México, e que a aplicação do novo arancel resultará em aumento de preços para os consumidores americanos. Ele alertou que isso afetará o custo de produtos como saladas e ketchup, além de impactar centenas de milhares de empregos no México, especialmente em Sinaloa e Sonora.

Além disso, Berdegué mencionou que o México possui investigações abertas contra os Estados Unidos por dumping em produtos como frango e carne suína. O secretário afirmou que o país se absteve de aplicar tarifas até agora, mas a situação permanece ativa, com a expectativa de que o acordo atual seja renovado após as negociações.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela