15 de abr 2025
Supermercados em São Paulo enfrentam falta de mão de obra e buscam 30 mil trabalhadores
Supermercados em São Paulo enfrentam a maior escassez de mão de obra da história, com 30 mil vagas abertas, impactando a expansão do setor.
Desafio dos supermercados é manter o crescimento em meio à escassez de mão de obra. (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)
Ouvir a notícia:
Supermercados em São Paulo enfrentam falta de mão de obra e buscam 30 mil trabalhadores
Ouvir a notícia
Supermercados em São Paulo enfrentam falta de mão de obra e buscam 30 mil trabalhadores - Supermercados em São Paulo enfrentam falta de mão de obra e buscam 30 mil trabalhadores
As 24 mil lojas de supermercados em São Paulo enfrentam uma escassez de mão de obra, com 30 mil vagas abertas, a maior quantidade já registrada. O presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Erlon Ortega, destacou que essa situação está atrasando a expansão das redes varejistas.
Ortega afirmou que há lojas prontas para abrir que não conseguiram iniciar suas operações devido à falta de profissionais qualificados. A carência de mão de obra é um dos principais desafios do setor, que representa um terço do faturamento nacional, cerca de R$ 300 bilhões em 2023.
Além da escassez de trabalhadores, Ortega também enfrenta o desafio da inflação de alimentos. Ele mencionou que a Apas está negociando com o governo para reduzir taxas e evitar repasses imediatos de aumentos de preços ao consumidor, buscando manter a competitividade.
Apesar das dificuldades, a inflação mostra sinais de desaceleração, o que traz um otimismo cauteloso para o setor. A situação atual exige estratégias eficazes para que os supermercados consigam se adaptar e prosperar em um cenário desafiador.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.