25 de abr 2025
Hyundai transfere produção do Tucson para os EUA para evitar tarifas de Trump
Hyundai transfere produção do Tucson para os EUA, investindo $ 21 bilhões e criando 14 mil empregos, em resposta a tarifas de Trump.
Veículos Hyundai e Kia no Porto de Seattle, Washington, em 16 de abril de 2025. (Foto: David Ryder/Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Hyundai transfere produção do Tucson para os EUA para evitar tarifas de Trump
Ouvir a notícia
Hyundai transfere produção do Tucson para os EUA para evitar tarifas de Trump - Hyundai transfere produção do Tucson para os EUA para evitar tarifas de Trump
A Hyundai Motor anunciou a transferência da produção do modelo Tucson de sua fábrica no México para os Estados Unidos. A decisão visa evitar tarifas de 25% sobre veículos importados, impostas pelo governo de Donald Trump. A mudança ocorre em um contexto de crescente tensão comercial entre os Estados Unidos e outros países.
A empresa sul-coreana confirmou que a produção do Tucson, que até agora era feita na planta de Pesqueria, em Nuevo León, será redirecionada para os EUA. Em 2024, a Hyundai exportou cerca de 16 mil unidades do modelo para o mercado americano. As tarifas elevadas impactam diretamente os planos de negócios de montadoras globais.
Como parte de sua estratégia, a Hyundai também anunciou um investimento de 21 bilhões de dólares nos Estados Unidos até 2028, com a expectativa de criar 14 mil novos empregos. O investimento inclui a ampliação da produção em sua nova fábrica na Geórgia. A transferência da produção do Tucson para Alabama, embora significativa, representa uma fração da produção total, já que a fábrica mexicana produziu 16 mil unidades no ano passado.
Apesar das dificuldades impostas pelas tarifas, a Hyundai reportou lucros no primeiro trimestre de 2025, impulsionados pelas vendas na América do Norte. O lucro operacional da montadora foi de 2,5 bilhões de dólares, com um aumento de 9,2% nas receitas, totalizando aproximadamente 32,4 bilhões de dólares. A indústria automotiva mexicana, que é uma das principais fontes de exportação do país, enfrenta um de seus maiores desafios devido às políticas protecionistas dos EUA.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.