29 de abr 2025
BYD embarca 7.000 carros para o Brasil antes de aumento do Imposto de Importação
Navio da BYD com 7.000 veículos parte da China para o Brasil, antecipando se ao aumento do Imposto de Importação em julho.
Navio BYD Shenzhen no porto chinês de Taicang; embarcação transporta 7.000 carros para o Brasil (Foto: AFP)
Ouvir a notícia:
BYD embarca 7.000 carros para o Brasil antes de aumento do Imposto de Importação
Ouvir a notícia
BYD embarca 7.000 carros para o Brasil antes de aumento do Imposto de Importação - BYD embarca 7.000 carros para o Brasil antes de aumento do Imposto de Importação
Um navio da montadora chinesa BYD partiu nesta segunda-feira (28) do porto de Taicang, na província de Jiangsu, com sete mil carros eletrificados a bordo. A previsão é que a embarcação chegue ao Brasil em um mês, antes do aumento do Imposto de Importação para veículos elétricos.
Os veículos desembarcarão no porto de Itajaí, em Santa Catarina, antes da nova tarifa, que deve subir para 25% em julho. A próxima fase de aumento ocorrerá em julho de 2026, quando a alíquota para veículos a combustão voltará a 35%. Para os híbridos leves e plenos, a taxa será de 30% em julho, subindo também para 35% em 2026. Os híbridos plug-in terão uma alíquota inicial de 28%.
A chegada dos novos modelos da BYD pode intensificar os pedidos do setor automotivo para a recomposição imediata do tributo. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo está avaliando a solicitação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Nos últimos meses, a BYD tem acelerado suas importações. Há dois meses, um navio com 5.524 carros da montadora chegou ao Portocel, em Aracruz, no Espírito Santo. Dados da Anfavea indicam que, em janeiro, cerca de 42,8 mil veículos eletrificados chineses estavam à espera de clientes em portos e concessionárias, a maioria deles da BYD. A montadora, no entanto, não confirmou a data exata do desembarque dos carros no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.