Economia

Vale celebra 40 anos de exportação do minério de Carajás para o Japão

Vale celebra 40 anos de exportação do minério de Carajás, com histórico de parcerias sólidas com o Japão e impacto no mercado asiático.

Página do GLOBO noticiava o primeiro embarque de minério extraído de Carajás pela Vale (Foto: Reprodução)

Página do GLOBO noticiava o primeiro embarque de minério extraído de Carajás pela Vale (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

Vale celebra 40 anos de exportação do minério de Carajás para o Japão - Vale celebra 40 anos de exportação do minério de Carajás para o Japão

0:000:00

O minério de Carajás, a principal aposta da Vale, completa 40 anos de internacionalização. Em 30 de abril de 1985, a mineradora brasileira enviou 31 mil toneladas de minério de ferro ao Japão, marcando o início de uma nova era nas operações internacionais da empresa. O carregamento partiu do porto do Itaqui, no Maranhão, e chegou ao Japão em 3 de maio, após quatro dias de viagem.

Eliezer Batista, então presidente da Companhia Vale do Rio Doce, e o governador do Maranhão, Luiz Rocha, estavam presentes na cerimônia de embarque. Na época, a Vale já tinha trinta anos de relações comerciais com o Japão, que continua sendo um dos principais mercados da mineradora na Ásia, atrás apenas da China. O Japão importa cerca de 24 milhões de toneladas de minério de ferro anualmente.

O navio que transportou o primeiro carregamento, Docevirgo, foi construído em 1980 e pertencia à Vale. Após ser vendido em 1995, passou por várias mudanças de nome e bandeira até ser desmantelado na Índia em 2009. O estaleiro onde foi fabricado, Caneco, faliu em 2006, e seu terreno foi vendido pelo governo do Rio de Janeiro por R$ 96 milhões em 2022.

A internacionalização do minério de Carajás não apenas consolidou a posição da Vale no mercado global, mas também fortaleceu os laços comerciais entre o Brasil e o Japão, um relacionamento que se mantém robusto até os dias atuais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela