03 de mai 2025
Rússia leiloa diamante amarelo vivo de mais de 100 quilates em Yakutia
Alrosa, gigante russa de diamantes, leiloará o "Novo Sol", um raro diamante amarelo de mais de 100 quilates, em meio a sanções da UE.
Diamante 'Novo Sol' (Foto: Divulgação/Alrosa)
Ouvir a notícia:
Rússia leiloa diamante amarelo vivo de mais de 100 quilates em Yakutia
Ouvir a notícia
Rússia leiloa diamante amarelo vivo de mais de 100 quilates em Yakutia - Rússia leiloa diamante amarelo vivo de mais de 100 quilates em Yakutia
A Rússia, por meio da estatal Alrosa, anunciou o leilão do "Novo Sol", um diamante amarelo vivo com mais de 100 quilates. O governador de Yakutia, Aysen Nikolayev, informou que a lapidação do diamante foi concluída em abril, após um processo de mais de dois anos. Este diamante é considerado um marco na indústria de pedras preciosas.
A Alrosa, responsável por mais de 90% da produção de diamantes da Rússia, destacou que a criação do "Novo Sol" envolveu uma equipe de 15 especialistas com mais de 30 anos de experiência. O diamante recebeu esse nome em homenagem a um bruto de mais de 200 quilates extraído no depósito aluvional ártico de Ebelekh.
Sanções da UE
Em janeiro de 2023, a União Europeia (UE impôs sanções à Alrosa, incluindo a empresa na lista de entidades sujeitas a restrições. Essas sanções visam limitar a capacidade da Rússia de gerar receita com a venda de diamantes, em resposta à invasão da Ucrânia. O G7 também busca um bloqueio internacional coordenado para impedir a importação de diamantes russos.
As sanções da UE já abrangem cerca de 1.950 indivíduos e organizações, com bens congelados e proibição de transações financeiras com cidadãos ou empresas da UE. A Alrosa, como a maior mineradora de diamantes do mundo, enfrenta desafios significativos devido a essas restrições.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.