03 de mai 2025
Trump afirma que EUA estão em 'período de transição' e minimiza riscos de recessão
Trump afirma que EUA estão em "período de transição" e minimiza riscos de recessão, apesar de queda no PIB e baixa confiança do consumidor.
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Mike Stewart/ AP Photo)
Ouvir a notícia:
Trump afirma que EUA estão em 'período de transição' e minimiza riscos de recessão
Ouvir a notícia
Trump afirma que EUA estão em 'período de transição' e minimiza riscos de recessão - Trump afirma que EUA estão em 'período de transição' e minimiza riscos de recessão
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (2) que o país está em um "período de transição" e que os resultados econômicos serão "fantásticos". Durante uma entrevista à NBC News, ele minimizou os efeitos de uma possível recessão, afirmando que "está tudo bem" com uma recessão de curto prazo.
A declaração de Trump ocorre após a divulgação de dados que mostram uma queda de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2025, contrariando as expectativas de crescimento de 0,3%. O resultado foi influenciado por um aumento nas importações, à medida que empresas buscavam evitar custos mais altos devido às tarifas impostas pelo governo.
Desconfiança do Consumidor
A confiança do consumidor nos Estados Unidos está em níveis baixos, próximos aos piores índices dos últimos cinco anos. O sentimento empresarial também caiu, com setores como o de companhias aéreas citando incertezas geradas pelas tarifas. Economistas alertam que as tarifas podem aumentar a inflação e desacelerar o crescimento econômico.
Trump, que completou 100 dias de governo, enfrenta crescente descontentamento público em relação à sua gestão econômica. Uma pesquisa do instituto Ipsos, em parceria com o jornal Washington Post e a rede de TV ABC News, revelou que 73% dos entrevistados consideram a economia em má situação, e 53% afirmaram que a situação piorou desde sua posse.
Reação às Pesquisas
Na terça-feira (29), Trump contestou os resultados das pesquisas de opinião, alegando que são manipuladas e que sua aprovação estaria em torno de 70%. Ele argumentou que os institutos entrevistam mais democratas do que republicanos, o que, segundo ele, distorce os dados de aprovação. As declarações foram feitas durante um evento em Michigan, onde o presidente se dirigiu a seus apoiadores.
As informações foram coletadas da agência de notícias Reuters.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.