06 de mai 2025
Setor de alimentação no Rio espera aumento de vendas no Dia das Mães
Setor de alimentação no Rio projeta aumento de 74% no faturamento para o Dia das Mães, apesar de 44% das empresas estarem endividadas.
Cartão de Dia das Mães (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Setor de alimentação no Rio espera aumento de vendas no Dia das Mães
Ouvir a notícia
Setor de alimentação no Rio espera aumento de vendas no Dia das Mães - Setor de alimentação no Rio espera aumento de vendas no Dia das Mães
O Dia das Mães traz otimismo ao setor de alimentação fora do lar no Estado do Rio. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel RJ), setenta e quatro por cento dos estabelecimentos esperam um aumento no faturamento em comparação ao ano anterior. Apenas sete por cento preveem queda nas vendas, enquanto quinze por cento acreditam que manterão o mesmo patamar.
A situação financeira dos bares e restaurantes melhorou. Em março, vinte por cento operaram com prejuízo, uma redução de treze pontos percentuais em relação ao mês anterior. Trinta e seis por cento tiveram lucro e quarenta e um por cento mantiveram a estabilidade. A pesquisa foi realizada entre vinte e dois e vinte e nove de abril.
Desafios Persistem
Apesar do otimismo, quarenta e quatro por cento das empresas ainda enfrentam dívidas em atraso. Os principais débitos incluem impostos federais (setenta e sete por cento), estaduais (quarenta e sete por cento) e empréstimos bancários (trinta e três por cento). Trinta e três por cento dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos doze meses.
Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ, afirma que o cenário econômico inspira um "otimismo cauteloso". Ele destaca que a queda do desemprego e a estabilidade da inflação são fatores positivos, mas o endividamento das famílias continua elevado. O movimento em bares e restaurantes deve crescer, acompanhando a melhora nas expectativas econômicas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.