13 de mai 2025
Elon Musk aconselha funcionários a manter ações enquanto presidente da Tesla vende milhões
Robyn Denholm, presidente do conselho da Tesla, vendeu 1,4 milhão de ações, levantando dúvidas sobre sua confiança na empresa.
Robyn Denholm (Foto de Graham Denholm/Getty Images para WNBL)
Ouvir a notícia:
Elon Musk aconselha funcionários a manter ações enquanto presidente da Tesla vende milhões
Ouvir a notícia
Elon Musk aconselha funcionários a manter ações enquanto presidente da Tesla vende milhões - Elon Musk aconselha funcionários a manter ações enquanto presidente da Tesla vende milhões
Elon Musk, CEO da Tesla, orientou seus funcionários a manter suas ações após uma queda significativa no valor das ações da empresa. No entanto, a presidente do conselho, Robyn Denholm, não seguiu esse conselho e vendeu mais de 1,4 milhão de ações, levantando dúvidas sobre sua confiança na companhia.
Denholm arrecadou US$ 198 milhões nos últimos seis meses com a venda de ações que recebeu por seu trabalho no conselho. Desde que assumiu a presidência em 2018, seu lucro total com vendas de ações da Tesla ultrapassa US$ 530 milhões. As vendas ocorreram em um momento em que a empresa enfrenta uma queda nas vendas de veículos e um lucro trimestral que atingiu o menor nível em quatro anos.
As vendas de Denholm foram realizadas sob um plano de negociação pré-aprovado, registrado no ano passado. Essas transações coincidiram com a crescente participação de Musk em atividades políticas, que, segundo analistas, podem ter afastado alguns consumidores. O lucro trimestral da Tesla caiu nos primeiros três meses de 2025, refletindo esses desafios.
Questões de Confiança
As vendas de ações de Denholm geraram críticas sobre sua dedicação ao futuro da Tesla. O controlador da Cidade de Nova York, Brad Lander, comentou que "desfazer-se de suas ações não manda a mensagem de que esta é uma presidente de conselho que está investida no futuro da empresa." Em resposta, um porta-voz de Denholm afirmou que a compensação dos membros do conselho está "completamente alinhada com os interesses dos acionistas."
Denholm ainda mantém 85 mil ações e cerca de 49 mil opções de ações. As opções, que se tornaram valiosas devido à valorização das ações da Tesla, foram concedidas entre 2014 e 2020. As vendas recentes de Denholm começaram em novembro, logo após a eleição presidencial, enquanto o preço das ações estava em alta. Contudo, a situação se reverteu, e as ações estão atualmente 34% abaixo do seu pico.
Musk reconheceu as dificuldades da Tesla em uma reunião com funcionários, afirmando que o futuro da empresa é "incrivelmente brilhante." Ele acredita que a Tesla se tornará a empresa mais valiosa do mundo com inovações em táxis autônomos e robôs. As vendas de Denholm superaram as de outros diretores, exceto Musk, que continua no conselho.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.