Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

INSS recebe quase 500 mil pedidos de ressarcimento por descontos indevidos em benefícios - INSS recebe quase 500 mil pedidos de ressarcimento por descontos indevidos em benefícios

0:000:00

Mais de 480 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitaram ressarcimento por descontos indevidos em seus benefícios. O sistema de restituição começou a funcionar nesta quarta-feira, 14 de maio, após investigações que revelaram irregularidades. Desses pedidos, 98,6% dos beneficiários afirmaram não reconhecer os descontos.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que 41 entidades foram notificadas para apresentar a legalidade dos descontos em um prazo de 15 dias úteis. Caso não consigam comprovar a autorização, terão que devolver os valores, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O ressarcimento será feito diretamente na conta dos beneficiários.

O canal Meu INSS e a Central de Atendimento 135 foram os meios utilizados para registrar os pedidos. Até o momento, 450 mil pessoas acessaram o aplicativo, enquanto 30,2 mil ligações foram feitas para a central. O INSS alertou que esses são os únicos canais oficiais para solicitar o ressarcimento, evitando fraudes.

O governo já havia notificado 9 milhões de beneficiários sobre os descontos. A investigação, que envolveu a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, revelou um esquema de fraudes que pode ter causado um prejuízo de até R$ 6,3 bilhões. O INSS está monitorando a situação e pode ampliar os canais de atendimento se necessário.

Waller destacou que não há prazo definido para o ressarcimento, mas garantiu que todos os beneficiários serão reembolsados. O INSS também está realizando um pente-fino nos descontos associativos e bloqueou R$ 1 bilhão de associações envolvidas. A expectativa é que os valores sejam devolvidos na próxima folha de pagamento.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela