Economia

Telefónica avalia aumentar participação na FiBrasil, operadora de fibra no Brasil

Telefónica avalia aumentar participação na FiBrasil, onde já possui 50%, em meio a reestruturação e foco em mercados estratégicos.

Sede do grupo Telefónica, em Madri: a empresa tem realizado uma grande revisão estratégica nos últimos meses. (Foto: Paul Hanna/Bloomberg)

Sede do grupo Telefónica, em Madri: a empresa tem realizado uma grande revisão estratégica nos últimos meses. (Foto: Paul Hanna/Bloomberg)

Ouvir a notícia

Telefónica avalia aumentar participação na FiBrasil, operadora de fibra no Brasil - Telefónica avalia aumentar participação na FiBrasil, operadora de fibra no Brasil

0:000:00

O grupo Telefónica está avaliando a possibilidade de aumentar sua participação na FiBrasil, onde já possui 50%. A operadora espanhola, que controla a Vivo no Brasil, pode adquirir a parte da Caisse de Depot et Placement du Quebec (CDPQ), mas ainda não tomou uma decisão.

A informação foi confirmada por fontes que preferiram não ser identificadas, em razão da natureza confidencial das discussões. A Telefónica tem passado por uma reestruturação desde 2019, vendendo participações em unidades de fibra óptica para reduzir custos. O novo presidente executivo do conselho, Marc Murtra, que assumiu em janeiro, visa simplificar a estrutura da empresa, focando em quatro mercados principais: Brasil, Espanha, Reino Unido e Alemanha.

A FiBrasil, criada em 2021, tem como objetivo construir e operar redes de fibra no atacado em cidades brasileiras de médio porte. A unidade já alcançou 4,6 milhões de domicílios até 31 de dezembro e conta com a Telefónica Brasil como sua principal locatária. A CDPQ investiu R$ 1,8 bilhão no projeto, que quase triplicou o número de casas atendidas desde sua criação.

Atualmente, o Brasil representa cerca de 25% das receitas da Telefónica. A empresa mantém parte de sua participação na FiBrasil através de sua unidade Telefónica Infra e sua subsidiária Telefônica Brasil, que também opera sua própria rede de fibra. Até o momento, representantes da Telefónica e da CDPQ não comentaram sobre a possível transação.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela