20 de mai 2025
Unilever encerra Garagem, projeto de inovação que mapeou mais de 1.500 startups
Unilever encerra a Garagem, seu hub de inovação, para integrar atividades nas unidades de negócio e aumentar agilidade em processos.
Unilever promove alterações nas suas iniciativas de inovação no Brasil (Foto: Peter Boer/Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Unilever encerra Garagem, projeto de inovação que mapeou mais de 1.500 startups
Ouvir a notícia
Unilever encerra Garagem, projeto de inovação que mapeou mais de 1.500 startups - Unilever encerra Garagem, projeto de inovação que mapeou mais de 1.500 startups
A Garagem Unilever, hub de inovação da gigante de bens de consumo, foi encerrada em meio a uma reestruturação global e troca de CEO. Criada em 2018, a iniciativa promovia o intraempreendedorismo e mapeava startups, gerando parcerias significativas, como com a GreenV.
O projeto, que funcionou como um espaço de diálogo com o ecossistema de inovação, mapeou mais de 1.500 startups e realizou provas de conceito com cerca de 30, das quais 54% se tornaram negócios para a companhia. Um dos casos de sucesso foi a parceria com a Kibon, que visa utilizar veículos elétricos para a distribuição de sorvetes até 2026.
Recentemente, a Unilever decidiu integrar as atividades de inovação nas unidades de negócio, buscando maior autonomia e agilidade. A mudança ocorre após a nomeação de Fernando Fernandez como novo CEO, que substituiu Hein Schumacher. A empresa afirmou que, desde o início de 2025, as atividades da Garagem foram incorporadas à agenda das unidades de alimentos, beleza e cuidados pessoais.
A Garagem contava com uma equipe de quatro pessoas dedicadas e recebia profissionais de outras áreas por meio do projeto global Flex. Com o fechamento, alguns colaboradores foram desligados, enquanto outros foram transferidos para diferentes setores. A líder da iniciativa, Cecília Varanda, deixou a empresa antes da decisão de encerrar o projeto.
A Unilever não comentou sobre o impacto do fim da Garagem em projetos e parcerias em andamento. A companhia destacou que as unidades de negócio agora têm mais autonomia para conduzir iniciativas de inovação, visando processos mais ágeis e focados nas necessidades dos clientes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.