21 de mai 2025
Toyota elimina versão a gasolina do RAV4 e aposta em híbridos no mercado americano
Toyota elimina motor a gasolina do RAV4 em 2026, apostando em híbridos e plug in, em resposta à crescente demanda por eletrificação.
Os modelos eletrificados foram responsáveis por mais da metade do volume da Toyota e da Lexus nos Estados Unidos nos primeiros três meses do ano (Foto: dados da empresa via Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Toyota elimina versão a gasolina do RAV4 e aposta em híbridos no mercado americano
Ouvir a notícia
Toyota elimina versão a gasolina do RAV4 e aposta em híbridos no mercado americano - Toyota elimina versão a gasolina do RAV4 e aposta em híbridos no mercado americano
A Toyota anunciou que o novo RAV4, previsto para 2026, será oferecido exclusivamente como híbrido ou híbrido plug-in, eliminando pela primeira vez a versão com motor a gasolina. A decisão reflete a crescente demanda por veículos eletrificados e segue a transição do Camry para uma linha totalmente híbrida.
O diretor de operações da Toyota Motor nos EUA, Mark Templin, afirmou que o sucesso das vendas de híbridos proporcionou confiança para essa mudança. O novo RAV4 será o primeiro modelo a utilizar a plataforma de software Arene, desenvolvida pela Woven By Toyota, que integra funcionalidades avançadas de direção assistida e cockpit.
A Toyota tem sido cautelosa em adotar totalmente veículos elétricos, preferindo uma abordagem que inclui híbridos e motores a combustão. Apesar das críticas, a estratégia tem se mostrado eficaz, com mais da metade das vendas da Toyota e Lexus nos EUA nos primeiros meses de 2024 sendo de modelos eletrificados, um aumento em relação a 37% no ano anterior.
O novo RAV4 enfrenta desafios devido a tarifas de 25% sobre importações, já que mais de 60% das vendas nos EUA vêm de modelos fabricados fora do país. Templin garantiu que a Toyota não pretende interromper as importações do RAV4 e espera que o governo dos EUA encontre uma solução para as tarifas.
O modelo atual do RAV4, que já é o SUV mais vendido nos EUA, começou a mostrar sinais de idade. A nova versão, que mantém o mesmo chassi, promete um aumento de potência para 236 cavalos e um alcance de 50 milhas no modo elétrico. O preço ainda não foi divulgado, mas a Toyota busca manter o modelo acessível para compradores na faixa de entrada.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.