25 de mai 2025
Governo aumenta IOF e prepara nova alíquota para coletinhos acolchoados
Governo aumenta IOF e planeja elevar em 70% a alíquota sobre coletinhos acolchoados, descontentando ainda mais o mercado financeiro.
O anúncio de aumento do IOF, e posterior recuo parcial, gerou um embate direto entre o chefe da Comunicação, Sidônio Palmeira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Governo aumenta IOF e prepara nova alíquota para coletinhos acolchoados
Ouvir a notícia
Governo aumenta IOF e prepara nova alíquota para coletinhos acolchoados - Governo aumenta IOF e prepara nova alíquota para coletinhos acolchoados
O governo anunciou medidas impopulares que visam desagradar o mercado financeiro, especialmente os investidores da Faria Lima. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi praticamente triplicado, impactando diretamente a compra de dólares. A expectativa é que, na próxima semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revele um aumento de 70% na alíquota sobre coletinhos acolchoados, o que deve intensificar o descontentamento entre os operadores do mercado.
As novas medidas foram recebidas com críticas por parte de analistas financeiros, que veem a ação como uma tentativa de controlar a alta recorde da Bolsa. O aumento do IOF pode resultar em uma desvalorização da moeda, levando a uma situação em que quem compra dólares pode acabar recebendo pesos argentinos devido aos descontos aplicados.
Além disso, a proposta de elevar a alíquota sobre coletinhos acolchoados é vista como uma estratégia deliberada para irritar ainda mais os investidores. Essa abordagem do governo reflete uma postura de confronto com o mercado financeiro, que já expressou insatisfação com as recentes políticas econômicas. As reações do setor financeiro e as possíveis consequências dessas medidas ainda estão sendo avaliadas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.