26 de mai 2025
Estados Unidos planejam aposentar moeda de 1 centavo a partir de 2026
Produção do centavo nos EUA será encerrada em 2026, após 233 anos, devido a custos elevados e desperdício financeiro.
Moeda de 1 centavo de dólar em 1793. (Foto: Reprodução da Casa da Moeda dos EUA)
Ouvir a notícia:
Estados Unidos planejam aposentar moeda de 1 centavo a partir de 2026
Ouvir a notícia
Estados Unidos planejam aposentar moeda de 1 centavo a partir de 2026 - Estados Unidos planejam aposentar moeda de 1 centavo a partir de 2026
A moeda de 1 centavo de dólar, conhecida como “penny”, pode estar com os dias contados. O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou que a produção de novos centavos será encerrada em 2026, a pedido do presidente Donald Trump, como parte de uma estratégia para reduzir o desperdício financeiro. A decisão ainda depende da aprovação do Congresso.
Desde 1792, o “penny” está em circulação e, há 116 anos, exibe o retrato do presidente Abraham Lincoln. Trump destacou em sua conta na rede Truth Social que a produção de centavos é um desperdício, já que o custo para fabricar um centavo ultrapassa 2 centavos. Em 2024, o custo de produção de um único centavo subiu para 3,69 centavos, enquanto imprimir uma nota de 1 dólar custa apenas 3,2 centavos.
Atualmente, existem cerca de 114 bilhões de centavos em circulação nos Estados Unidos, mas seu uso é bastante limitado. O Departamento do Tesouro informou que a produção será interrompida assim que os moldes em branco se esgotarem. O “penny” se tornará a 12ª denominação a ser aposentada, juntando-se a outras moedas que deixaram de ser cunhadas por razões semelhantes.
Caroline Turco, curadora assistente do Museu do Dinheiro em Colorado Springs, afirmou que a aposentadoria de moedas ocorre geralmente quando elas não são mais utilizadas ou se tornam muito caras para produzir. O Canadá já descontinuou sua moeda de um centavo em 2012, e o Reino Unido fez o mesmo em 2024.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.