26 de mai 2025

Febraban sugere alternativas para compensação do IR sem afetar crédito
Isaac Sidney, presidente da Febraban, e Hugo Motta, presidente da Câmara, debatem alternativas à elevação da CSLL para compensar isenção do IR.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Febraban sugere alternativas para compensação do IR sem afetar crédito
Ouvir a notícia
Febraban sugere alternativas para compensação do IR sem afetar crédito - Febraban sugere alternativas para compensação do IR sem afetar crédito
O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para discutir a proposta do governo de isentar o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. A medida gerou debates sobre como compensar a perda de arrecadação sem onerar o crédito.
Durante o encontro, Sidney destacou que a elevação da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) não é uma solução viável. Ele argumentou que essa abordagem contraria a agenda de redução dos custos de crédito que o governo busca implementar. "Precisamos encontrar caminhos que não aumentem o custo do crédito," afirmou Sidney.
Motta sugeriu que o setor financeiro apresente propostas alternativas à comissão da Câmara que analisa o projeto. Essa comissão é liderada pelo deputado Arthur Lira. A reunião foi considerada "proveitosa" por Sidney, que contou com a presença de representantes de todos os bancos associados à Febraban.
Os participantes discutiram também a dinâmica do mercado de crédito, incluindo custos de intermediação financeira e taxas de juros. A Febraban busca medidas que possam baratear os empréstimos tanto para famílias quanto para empresas, em um momento em que metade do Congresso considera a proposta do governo insuficiente para compensar a isenção do IR.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.