Economia

Incêndio em refinaria do Equador suspende operações e assusta moradores de Esmeraldas

Incêndio na refinaria de Esmeraldas suspende operações e gera preocupação na população; cinco pessoas foram atendidas por inalação de fumaça.

Principal refinaria do Equador suspende operações por causa de incêndio. (Foto: Antony Quintero / AFP)

Principal refinaria do Equador suspende operações por causa de incêndio. (Foto: Antony Quintero / AFP)

Ouvir a notícia

Incêndio em refinaria do Equador suspende operações e assusta moradores de Esmeraldas - Incêndio em refinaria do Equador suspende operações e assusta moradores de Esmeraldas

0:000:00

A refinaria de petróleo em Esmeraldas, no Equador, suspendeu suas operações nesta segunda-feira após um incêndio em um tanque de combustível. O fogo, que já está controlado, gerou grandes colunas de chamas e fumaça, alarmando a população local. Segundo a estatal Petroecuador, responsável pela operação da refinaria, não houve vítimas fatais, mas cinco pessoas foram atendidas por afecções leves devido à fumaça.

A ministra de Energia, Inés Manzano, informou que o tanque com óleo combustível pegou fogo, mas a situação está sob controle. Militares e funcionários da refinaria isolaram a área para garantir a segurança e facilitar o acesso dos veículos de emergência. Moradores relataram que o incêndio foi o mais alarmante que já presenciaram, recordando um incidente semelhante em 1998.

O incêndio ocorreu na área de utilidades da refinaria, que tem capacidade para processar 110 mil barris diários de petróleo bruto. A Petroecuador não divulgou a quantidade de combustível no tanque afetado. Após o incidente, a empresa ativou o protocolo de emergência e evacuou a planta. A Secretaria de Gestão de Riscos também confirmou a retirada dos trabalhadores como medida preventiva.

O Equador, que depende do petróleo como seu principal produto de exportação, já enfrentou problemas de infraestrutura, incluindo um grande vazamento em março, que derramou mais de 25 mil barris de petróleo em rios da região. O país produziu cerca de 475 mil barris de petróleo bruto em 2024, com 73% destinado à exportação. Após o controle do incêndio, a Petroecuador realizará inspeções para avaliar a infraestrutura e investigar as causas do incidente.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela