Economia

Localiza se recupera enquanto Movida aguarda nova redução no IPI de veículos

Locadoras de veículos enfrentam pressão com a possível implementação do IPI verde, que pode afetar seus resultados financeiros e valor de frotas.

Investidores de locadoras receberam mal a notícia de um possível novo "pacote auto" do governo (Foto: Leo Drumond/NITRO/Exame)

Investidores de locadoras receberam mal a notícia de um possível novo "pacote auto" do governo (Foto: Leo Drumond/NITRO/Exame)

Ouvir a notícia

Localiza se recupera enquanto Movida aguarda nova redução no IPI de veículos - Localiza se recupera enquanto Movida aguarda nova redução no IPI de veículos

0:000:00

As locadoras de veículos, como Localiza e Movida, enfrentam um cenário desafiador com a pressão de preços de automóveis e a depreciação de seminovos. A situação se agrava com a expectativa de um novo programa do governo, que pode incluir um IPI verde, anunciado na próxima semana. Essa medida deve reduzir impostos para veículos limpos e aumentar para os que poluem mais, impactando diretamente as locadoras.

As ações de ambas as empresas na B3 já refletem essa tensão. A Localiza (RENT3) viu suas ações caírem 7,28%, enquanto a Movida (MOV3) sofreu uma queda ainda maior, de quase 14%. Historicamente, medidas semelhantes resultaram em quedas nos preços de seminovos, forçando as locadoras a recalcular o valor de suas frotas, o que impacta seus resultados financeiros.

Impactos no Setor

Analistas do BTG Pactual alertam que, apesar das atuais condições não parecerem alarmantes, a preocupação dos investidores está aumentando. No pregão seguinte, a Localiza conseguiu uma leve recuperação, liderando os ganhos do Ibovespa, enquanto a Movida continuou em baixa, com queda de 2,5%. A diferença de desempenho entre as duas locadoras pode ser atribuída à proporção de seminovos em suas frotas.

A XP Investimentos avalia que os impactos das novas medidas podem ser neutros para as empresas, já que a redução do imposto deve beneficiar tanto consumidores individuais quanto locadoras. Contudo, o aumento das despesas com depreciação pode pressionar os resultados no curto prazo, especialmente para a Movida, que possui 70% de veículos de entrada em sua frota, contra 50% da Localiza.

Cenário Futuro

O analista da Genial Investimentos destaca que reduções de IPI anteriores resultaram em quedas significativas nos preços de seminovos, levando a ajustes contábeis negativos para as locadoras. Ele considera improvável que o governo aprove a proposta atual, dada a fragilidade fiscal e a pressão por responsabilidade fiscal. O BofA também observa que a depreciação dos seminovos deve ocorrer na mesma magnitude que a dos novos, impactando os balanços das locadoras.

Os cálculos indicam que cada 1 ponto percentual de redução no valor dos veículos pode reduzir o lucro da Localiza em R$ 200 milhões e o da Movida em R$ 60 milhões. Apesar das incertezas, o BTG manteve a recomendação de compra para ambas as empresas, ressaltando que o mercado de seminovos continua desafiador.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela