01 de jul 2025

Grécia cria taxa para cruzeiros em Santorini e Mykonos e controla turismo excessivo
Grécia estabelece taxa de 20 euros para cruzeiros em Santorini e Mykonos, visando controlar o turismo excessivo nas ilhas.

Navios de cruzeiro e piscinas com vista para o mar, uma constante em Oia, na ilha de Santorini, na Grécia (Foto: Aris Oikonomou / AFP)
Ouvir a notícia:
Grécia cria taxa para cruzeiros em Santorini e Mykonos e controla turismo excessivo
Ouvir a notícia
Grécia cria taxa para cruzeiros em Santorini e Mykonos e controla turismo excessivo - Grécia cria taxa para cruzeiros em Santorini e Mykonos e controla turismo excessivo
A Grécia implementa, a partir de hoje, uma taxa de 20 euros (aproximadamente R$ 128,45) para passageiros de cruzeiros que visitam Santorini e Mykonos, ilhas que atraem milhões de turistas anualmente. A informação foi confirmada pelo Ministério das Finanças à AFP. Essa medida visa regular o fluxo turístico e reduzir a saturação nessas localidades.
A nova taxa, que se aplica durante a alta temporada, de 1º de junho a 30 de setembro, será cobrada em Santorini e Mykonos, enquanto outras ilhas terão uma taxa menor, de 5 euros. Os operadores de cruzeiros serão os responsáveis pelo pagamento inicial, que será repassado aos preços dos bilhetes.
Em 2024, a Grécia registrou um aumento significativo no turismo, com 40,7 milhões de visitantes, um crescimento de 12,8% em relação ao ano anterior, segundo dados do Banco da Grécia. O setor de cruzeiros também está em expansão, com receitas 22,4% maiores em comparação a 2023. Destinos como Santorini, famoso por seus pores do sol, enfrentam uma saturação quase total devido ao elevado número de turistas.
A implementação dessa taxa é parte de uma estratégia mais ampla, aprovada no ano passado, para controlar as chegadas em ilhas com grande fluxo turístico. A expectativa é que essa medida ajude a preservar a infraestrutura local e a qualidade de vida dos residentes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.