Economia

Paraguai e Argentina assinam acordo para gasoduto que levará gás ao Brasil

Paraguai e Argentina avaliam construção de gasoduto para transportar gás de Vaca Muerta ao Brasil, aumentando a integração no Mercosul.

Assinatura de acordo entre os governos de Argentina e Paraguai para avaliar a construção de um gasoduto entre Vaca Muerta, na Argentina, e os mercados paraguaio e brasileiro (Foto: Divulgação/Ministério de Obras Públicas do Paraguai)

Assinatura de acordo entre os governos de Argentina e Paraguai para avaliar a construção de um gasoduto entre Vaca Muerta, na Argentina, e os mercados paraguaio e brasileiro (Foto: Divulgação/Ministério de Obras Públicas do Paraguai)

Ouvir a notícia

Paraguai e Argentina assinam acordo para gasoduto que levará gás ao Brasil - Paraguai e Argentina assinam acordo para gasoduto que levará gás ao Brasil

0:000:00

Os governos do Paraguai e da Argentina firmaram um memorando de entendimento para avaliar a construção de um gasoduto que transportará gás natural da megarreserva de Vaca Muerta para o Brasil. O acordo foi assinado durante a 66ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e a Cúpula de Presidentes do Mercosul, realizada em Buenos Aires.

O memorando estabelece a criação de um grupo de trabalho que irá estudar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto. A proposta visa conectar os campos de gás argentinos ao Centro-Oeste brasileiro, utilizando o Paraguai como um corredor logístico e energético. O Ministério de Obras Públicas do Paraguai destacou que a iniciativa pode aumentar a integração entre os países do Mercosul.

Atualmente, o Brasil busca diversificar suas fontes de gás natural, especialmente da Argentina, onde se localiza a megarreserva de Vaca Muerta. Embora o trajeto do gasoduto ainda não esteja definido, existem cinco rotas possíveis. Uma delas inclui a construção de um sistema que atravessaria a região do Chaco paraguaio, enquanto outra sugere o transporte pelo Rio Grande do Sul.

Para que o projeto se torne viável, a Argentina precisaria vender 15 milhões de metros cúbicos de gás por dia, volume que a Região Sul do Brasil, sozinha, pode não conseguir absorver. Além disso, seria necessário concluir a ligação entre Uruguaiana e Porto Alegre, conforme previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A construção do gasoduto representa uma oportunidade significativa para o desenvolvimento regional, com potencial para atrair investimentos e gerar empregos. O grupo de trabalho, liderado por representantes dos ministérios da Economia e de Obras Públicas, já programou reuniões virtuais para discutir os próximos passos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela